segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Salvador

PROGRAMA VERDE PERTO INCENTIVA ADOÇÃO DE 60 ÁREAS EM SALVADOR

Veja como adotar
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/10/2020 às 11:16
Praça Silvio Batalha
Foto: Jefferson Peixoto


O programa municipal Verde Perto busca valorizar a participação cidadã estimulando a prática da adoção dos espaços públicos pela população e empresas privadas. Desenvolvido pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a iniciativa já viabilizou 60 adoções de praças, canteiros e áreas verdes desde o lançamento em 2013.

Atualmente há 39 espaços adotados, sendo que dez destes tiveram os convênios de adoção renovados este ano. Alguns destes locais estão situados nos bairros de Brotas, Barra, Rio Vermelho, Pituba, Stiep, Itaigara, Caminho das Árvores, Praia do Flamengo, Imbuí, e Caminho das Árvores e Uruguai.

De acordo com o titular da Secis, João Resch, a principal intenção do programa é mostrar que parcerias com executivo municipal permitem colaborar no cuidado com os espaços públicos. “O intuito do Verde Perto é trazer um sentimento de pertencimento do cidadão por nossa cidade e de que podemos cooperar com o município para ter mais lugares bem conservados. Além de cidadãos, instituições privadas e associações comprometidas com a conservação e utilização de áreas públicas também podem adotar os espaços. Sem dúvida o resultado dessa parceria é benéfico para todos nós”, destacou.

Através destes anos de programa também foram doados equipamentos que foram instalados no Parque da Cidade, Campo Grande, Dique do Tororó, Stella Maris e na Praça Ana Lúcia Magalhães. Algumas das doações efetuadas foram de mudas de árvores para aproximar ainda mais o soteropolitano do contato com a natureza.

Como adotar – Para adotar um espaço público, seja ele um canteiro, praça ou área verde, o procedimento é simples. Basta que o cidadão ou empresa interessada em realizar a benfeitoria entre em contato com a equipe do Verde Perto através do telefone (71) 3611-3803 e indique a área que gostaria de adotar. A partir daí os profissionais vão orientar quais os trâmites que devem ser seguidos até o firmamento do contrato.

Campos e quadras esportivas – Além do programa Verde Perto, a Prefeitura estimula também a adoção de campos e quadras esportivas. Neste caso, a ação ocorre por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

No ano de 2016, por exemplo, a cervejaria Schin, do grupo Brasil Kirin, adotou dez campos e uma quadra na cidade. Através desta parceria os equipamentos foram reformados junto com a Prefeitura, a fim de estimular a prática de esportes e cuidados com a saúde nas comunidades.

A proposta é que os cidadãos ou empresas cuidem dos espaços que promovem não apenas a prática esportiva, mas, também, servem para a realização de eventos diversos nas comunidades, além de área de lazer para os moradores.