Salvador

Prefeitura entrega nova praça no Caminho das Árvores

A praça foi entregue na noite desta quarta-feira (23) pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 24/09/2020 às 13:33
Prefeitura entrega nova praça no Caminho das Árvores
Foto: Valter Pontes/Secom

Totalmente revitalizada, a Praça Edvaldo Oliveira Souza, localizada no Parque São Vicente, no Caminho das Árvores, foi entregue pelo prefeito ACM Neto, na noite desta quarta-feira (23). A reinauguração do espaço, que tem o nome ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fernando Vita, contou ainda com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos.

 

O projeto foi executado pela Desal, vinculada a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), e teve investimento no valor de R$ 64.860,25. A praça foi reconstruída em um espaço de 972,58m² e possui 285m² de área verde. O espaço conta com academia de saúde e musculação, parque infantil, espaço de jogos, para animais, comunicação visual, acessibilidade e pavimentação. Para garantir o conforto e segurança dos moradores, a praça conta ainda com paisagismo e iluminação em LED.  

 

De acordo com o prefeito ACM Neto, trata-se de uma justa homenagem ao ex-vereador de Santo Antônio de Jesus e ex- vice-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Souza. “Conheci seu Edvaldo, sua família. Era um homem simples, do interior, mas muito inteligente e politizado. Para nós uma honra, ele tinha uma forte relação com meu avô, depois ficou o elo com Vita, com quem tenho uma relação de amizade até hoje”, disse.  

 

O prefeito fez questão de ressaltar que essa é a primeira praça entregue desde que a pandemia começou, há seis meses. “Agora a gente vive uma situação mais tranquila e consegue retomar a entrega das praças. A Desal e Seman não pararam de trabalhar um dia sequer. Tendo passado a fase mais aguda da pandemia, estamos voltando a frequentar os ambientes sociais e de lazer”, reforçou ACM Neto, assegurado que, até o final da gestão, serão entregues cerca de 80 praças.

O prefeito aproveitou para agradecer o apoio da comunidade. “Queremos agradecer a Associação de Moradores São Vicente que cobrou, acompanhou a obra e agora assume a paternidade e maternidade da praça para cuidar e ajudar a manter esse espaço público”, frisou.  

 

História do espaço - Por volta dos primeiros anos da década de 1980, os moradores se reuniram, fizeram uma “vaquinha” e com recursos próprios, alugaram máquinas e caçambas, e praticamente tomaram posse da área que estava sendo doada pelo prefeito de então, Manoel Castro, ao Rotary. Os velhos moradores limparam a área que estava completamente abandonada, tomaram posse dela e praticamente impuseram a construção da praça. 

 

Quanto ao nome atual da praça, ele foi dado na primeira gestão do prefeito Antônio Imbassay. Edvaldo foi um político de destaque, homem lúcido, honrado, muito respeitado e admirado por todos. Foi também vice-prefeito do pequeníssimo município de Dom Macedo Costa, aos 96 anos, quando o então chefe do Executivo veio a falecer.  

 

Edvaldo nasceu em 12 de janeiro de 1918, na localidade do Ramo das Graças, na cidade de Dom Macedo Costa. Foi vereador na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde assumiu quatro mandatos. Ele ocupou outros quatro mandatos como vereador em Dom Macedo Costa. Faleceu em 2017.