Salvador

Restaurante Popular amplia serviços e medidas de prevenção ao COVID-19

A unidade passou a funcionar também aos finais de semana
Secom Salvador , Salvador | 13/04/2020 às 19:43
Restaurante Popular amplia serviços e medidas de prevenção ao COVID-19
Foto: Vitor Santos/Sempre

Para reforçar a segurança alimentar e garantir as necessidades básicas daqueles que mais precisam, sobretudo nesse período do coronavírus, o Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, passou a funcionar também aos finais de semana. A unidade, gerida pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), também deixou de cobrar o valor simbólico de R$ 1 e passou a oferecer as refeições gratuitamente à população.

  Além disso, na segunda-feira (5), aumentou a capacidade de atendimento, saltando de 350 para 500 quentinhas oferecidas gratuitamente. Esse pacote de medidas se juntou às outras intervenções realizadas no Restaurante Popular para proteção do público assistido e, consequentemente, minimizar o risco de contaminação pelo Covid-19.

  As ações restritivas sendo tomadas gradativamente. Inicialmente, o almoço foi antecipado para as 11h30, em vez de 12h, com prioridade para idosos e pessoas com deficiência, públicos considerados mais vulneráveis ao coronavírus. A lavagem das mãos e a utilização do álcool em gel também passaram a fazer parte da rotina. Em seguida, o salão de refeição foi fechado para evitar aglomerações de pessoas, até chegar às medidas de ampliação da capacidade de atendimento desta semana.

  De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, as ações ampliam e reforçam a assistência para as pessoas mais vulneráveis.  A titular da pasta municipal explicou que o aumento do número de refeições à unidade será fundamental para garantir segurança alimentar à comunidade do Subúrbio Ferroviário.

  “Além do perigo da doença, é necessário esse apoio social para que pessoas não padeçam de fome. Sabemos que muitos perderam as suas rendas com essa crise e nosso objetivo é alcançar o máximo de cidadãos com nossos serviços em nossa cidade”, afirmou Ana Paula.

  O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Sempre, Gabriel Falcetta, ressaltou a importância das iniciativas. “Durante essa crise que estamos vivendo, o restaurante se torna ainda mais fundamental para essa população. A ampliação da quantidade de quentinhas, a antecipação do funcionamento da unidade e gratuidade da refeição vão contribuir muito para que a população mais carente consiga enfrentar esse momento”, disse.

  Além de São Tomé de Paripe, deverá ser inaugurado em breve mais um Restaurante Popular, desta vez no bairro de Pau da Lima. A iniciativa será mais uma medida de de apoio social à população economicamente mais vulnerável de Salvador.