Salvador

Nova unidade de saúde amplia para 65% a cobertura básica em Itapuã

A unidade foi inaugurada nesta quinta-feira (2)
Secom Salvador , Salvador | 04/04/2020 às 11:33
Nova unidade de saúde amplia para 65% a cobertura da atenção básica em Itapuã
Foto: Valter Pontes/Secom
Os moradores da região de Itapuã passam a contar, a partir desta quinta-feira (2), com mais um serviço de atendimento médico municipal. A Unidade Básica de Saúde (UBS) que leva o nome do bairro, localizado na Rua da Ilha, s/n, no Alto do Coqueirinho, foi entregue pela manhã com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, além dos secretários municipal e estadual de Saúde, respectivamente Leo Prates e Fábio Vilas-Boas, corpo técnico e imprensa.
  A estrutura é a terceira do tipo, entregue em parceria na capital baiana, nos últimos 15 dias – a construção foi feita pelo governo estadual e a administração será feita pelo Município. Antes, já haviam sido inauguradas as unidades básicas de saúde no Imbuí e em São Gonçalo do Retiro. Além delas, também está em funcionamento a UBS Cajazeiras.
  O prefeito ressaltou que a UBS Itapuã é mais um exemplo do compromisso da gestão municipal em acelerar a entrega das unidades básicas de saúde. Ele explicou também que a unidade também será um importante instrumento no enfrentamento à pandemia do provocada pelo Covid-19.
  “Esta estrutura é a porta de entrada, a mais próxima das pessoas, no atendimento à saúde. Nesse momento, toda essa rede básica serve de retaguarda e suporte pra evitar uma pressão grande, sobretudo agora com o aumento do número de casos de coronavírus, nas UPAs e hospitais de Salvador. Com essa ampliação na atenção à saúde e nas unidades básicas, a intenção acolher todos os pacientes que não tenham sintoma do coronavírus e que precisem de acompanhamento médico por parte da Prefeitura”, afirmou ACM Neto.
  De acordo com o secretário Leo Prates, a UBS Itapuã amplia para 65% a cobertura de atenção básica no Distrito Sanitário da região – no início de 2013, esse índice era de apenas 15%. Estão previstas para a região, ainda em 2020, a entrega das Unidades de Saúde da Família (USF) do Km 17 e Campo Verde.
  Funcionamento – Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a UBS Itapuã vai atender a mais de 16 mil pessoas cadastradas na estratégia de Saúde da Família em diversas localidades do Distrito Sanitário Itapuã. O atendimento será feito desde o recém-nascido ao idoso, com acolhimento, atendimento médico, enfermagem, odontológico, além de atividades dos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.
  Ao todo, 650 pessoas por dia poderão ser atendidas pela atuação de quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Também serão ofertados serviços de vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames e dispensação de medicamentos. Com as consultas odontológicas eletivas suspensas devido à estratégia de enfrentamento ao Covid-19, as salas de odontologia servirão para atendimento a casos de pessoas com sintomas de gripe ou com suspeita de coronavírus.