Salvador

São Gonçalo do Retiro ganha primeira unidade de saúde do bairro

A inauguração foi realizada com a presença do prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 18/03/2020 às 13:26
São Gonçalo do Retiro ganha primeira unidade de saúde do bairro
Foto: Max Haack/Secom

Desde a década de 1980, os moradores de São Gonçalo do Retiro, bairro situado às margens da Avenida Luís Eduardo Magalhães e BR-324, reivindicavam a construção de um posto de atendimento médico na localidade. A partir desta terça-feira (17), o sonho se tornou realidade com a inauguração da unidade de saúde Padre Maurício Abel, na Travessa Santinha, s/n.

  A inauguração foi realizada pela manhã apenas com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário da Saúde, Leo Prates, corpo técnico e imprensa. A medida segue a determinação presente em decreto municipal, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem (16), de realizar eventos sem a presença do público para evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19), pandemia que vem atingindo o Brasil e o mundo.

  “Por se tratar de um equipamento de saúde, não poderíamos, de maneira alguma, adiar a inauguração e, consequentemente, a possibilidade de as pessoas utilizarem o serviço. Esta unidade vai ampliar o atendimento na atenção básica neste distrito sanitário, em uma região que sempre desejou a presença de um posto de saúde da família. Ela passa a se incorporar às outras unidades da rede municipal que estão em mobilização completa neste momento em Salvador para evitar a proliferação do coronavírus”, afirmou ACM Neto.

Avanço e atendimento – Com a inauguração, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário do Cabula/Beiru, do qual São Gonçalo do Retiro é integrante, atinge o percentual de 41,14% (era de 13% em 2012). O investimento para a construção da USF Padre Maurício Abel foi de cerca de R$1,5 milhão e a unidade tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia através da atuação das quatro equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal.

  Já em funcionamento após a entrega, o equipamento oferta serviços de atenção integral para o público que varia desde o recém-nascido ao idoso, com atendimento médico, enfermagem e odontológico, coleta e vacinação, dentre outros. O secretário Leo Prates lembrou, inclusive, que o setor de coleta poderá encaminhar mostras de possíveis casos de Covid-19 identificados pela unidade para investigação. A partir desta quarta-feira (18), todos os profissionais já terão à disposição máscaras e álcool gel para prevenir a transmissão do vírus.

  Benefícios – Moradora do bairro desde a infância, a comerciante Edna Santos, de 49 anos, relatou que a chegada da USF trouxe outras melhorias para a comunidade. “Essa área aqui era um antigo campo de barro que, quando chovia, era muita lama e alagava tudo. Fizeram uma drenagem e pavimentação que, hoje, não tem mais esse problema aqui, mesmo com tanta chuva que já caiu na cidade recentemente. O posto deu mais vida, valorizou mais esta região. E, claro, as pessoas não precisam mais sair daqui para ir para Engomadeira, Saboeiro e San Martin para ter atendimento médico, já podem ter acesso a um posto pertinho de casa”, finalizou.