quinta-feira, 02 de abril de 2020
Salvador

26 BANDAS DESFILIAM NA BARRA NESTA QUARTA NO CIRCUITO SÉRGIO BEZERRA

Circuito Sérgio Bezerra encerra pré-Carnaval em Salvador (19)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/02/2020 às 12:05
Começa a partir das 19h
Foto: Jefferson Peixoto
Um dia antes da abertura oficial da festa de Momo, bandas de fanfarra vão transformar a Barra em um baile de antigos carnavais. Nesta quarta-feira (19), o Circuito Sérgio Bezerra receberá, além da Banda Habeas Copos, umas das mais tradicionais da folia, mais 25 grupos musicais. O desfile começa às 19h, saindo do Farol da Barra. Será o quarto dia do pré-Carnaval de Salvador, que teve início no último final de semana com o Fuzuê e Furdunço e, ontem, com o Pipoco, todos esses movimentos entre Ondina e Barra. 

A folia no Circuito Sérgio Bezerra já é consagrada no calendário de eventos pré-carnavalescos de Salvador. Cada atração terá duas horas para desfilar e a última da noite deverá ganhar as ruas a partir do início da madrugada desta quinta (20). O circuito, que leva o nome do fundador do Habeas Copos, passa pela Avenida Oceânica até a altura do antigo Barravento, entra pela Rua Airosa Galvão e termina antes do cruzamento com a Avenida Centenário.

Famílias - Instrumentos de sopro e percussão serão responsáveis por animar a multidão com repertório repleto de marchas e sambas que marcaram os antigos carnavais. Para Sérgio Bezerra, a festa da quarta-feira é um muito singular por se tratar do Carnaval exclusivo das marchinhas e fanfarras. “É o dia da família, não presenciamos brigas. Vem todo mundo fantasiado para brincar o verdadeiro Carnaval de rua. E é isso que nós queremos", afirmou.

Bezerra lembrou que a história do Carnaval de fanfarras começou há 42 anos. “É inesquecível, não tinha cordas, era uma grande turma. Mas, tempos depois, surgia o Carnaval trieletrizado, que impactou bastante o Carnaval de sopro. Não tenho nada contra ao trio, ele veio de forma importante e forte, mas o sopro enfraqueceu”. No entanto, em 2013 a Prefeitura inaugurou o Circuito Sérgio Bezerra, resgatando a folia de rua das fanfarras.

“Agradeço e tenho muito orgulho do meu nome dar título ao circuito. De lá para cá passamos a ter a estrutura da Prefeitura, iluminação, segurança, limpeza, banheiros e a nossa festa só cresce a cada a ano. Assinamos um TAC com o MP e Amabarra assumindo esse compromisso de fazer da quarta o Carnaval acústico. Nós plantamos essa semente para resgatar esse dia da folia que tem o menor índice de roubo e violência. É uma prova inconteste que fazemos a festa da paz, da alegria, gerando emprego e renda. Estamos extremamente satisfeitos e felizes com nosso Carnaval”, finalizou Sérgio Bezerra.

Abaixo a programação do Circuito Sérgio Bezerra:

XUPISCO

GRAVATA DOIDA

CONCENTRA + NÃO SAI

QUERO MAIS

PINGUÇO

CACHASAMBIER

AS PIRIQUITAS

SOAGENTÊ

HABEAS COPOS

ALERTA GERAL

HOJE EU POSSO

A BARCA TRICOLOR

100 COMENTÁRIOS

O CALDO

CERVEJA E PIMBA

JUS BARRIL

BLOCO DA FAIXA

BLOCO DE CAITITÉ

BLOQUETE

BLOQUINHO DO GIGANTE

CHUVEIRÃO

ESQUENTA

FAUNA E FLORA

OS PRIMOS

TOMO TODAS

MULHERES NO COMANDO