Salvador

FORÇA DOS TRIOS NO FURDUNÇO SUPERA FUZUÊ EM PÚBLICO E ANIMAÇÃO

Em Salvador serão dez dias de folia entre o pré-Carnaval e o Carnaval oficial que começa dia 20, quinta-feira
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/02/2020 às 09:27
Milhares de pessoas no Ondina-Barra
Foto: BJÁ
   O Furdunço carnavalesco realizado nas tarde e noite do último domingo, 16, superou o Fuzuê em público. A força dos trios elétricos foi a responsável por esse movimento especialmente de bandas como a Afrodisíaco, Lincoln e Duas Medidas e os veteranos Magary Lord e Ricardo Chaves que arrataram centenas de foliões. 

    A organização do Furdunço também foi melhor do que no Fuzuê, sem espaços vazios enormes vistos no sábado, e os foliões mais animados com os sonos trieletrizados. Estima-se, nesses dois dias, mais de 200 mil foliões tenham ido a folia entre Ondina e Barra no contra-fluxo normal do Carnaval, que começa oficialmente, dia 20. 

    Nesta terça-feira, 18, tem o Pipoco, outro evento do pré-Carnaval  que promete arrastar uma multidão também entre a orla de Ondina à Barra, que também inclui a animação do Circuito Sérgio Bezerra, com os grupos de sopro e percussão que se apresentam na noite desta quarta-feira (19), na Barra.

   Para Isaac Edington, presidente da Saltur, instituição que organiza a folia na cidade, o pré-Carnaval cumpre uma missão importante: a de formar os futuros foliões. "A gente está vendo que a cidade estava ansiosa pelo Carnaval. Ontem (15), no Fuzuê, tivemos mais de 30 entidades participando e a presença de famílias inteiras. Teve do avô ao netinho marcando presença. E as pessoas vindo fantasiadas. São as crianças, futuros foliões, aprendendo a viver o Carnaval", avaliou. 

  Segundo ele, o pré-Carnaval é um momento de confraternização entre os foliões. "As pessoas se prepararam para vir, vestiram as suas roupas carnavalescas e se confraternizaram. Hoje, com o Furdunço, que já tem atrações com uma música mais eletrônica, enquanto o Fuzuê lembra mais os antigos carnavais, a temperatura já sobe um pouco mais. E sobe mais ainda na terça com o Pipoco", acrescentou Edington. 

   O vice-prefeito Bruno Reis lembrou que o pré-Carnaval serve também como um período de testes dos serviços públicos colocados à disposição dos foliões. "A Prefeitura tem dez mil profissionais trabalhando para que tudo dê certo, desde a distribuição dos ambulantes até a colocação das barreiras de trânsito e a operação de transporte. E, graças a Deus, está tudo indo muito bem".