Salvador

Novo trecho requalificado proporciona mais beleza ao Farol de Itapuã

A cerimônia oficial de entrega do novo local teve a presença do prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 14/11/2019 às 13:49
Novo trecho requalificado proporciona mais beleza ao Farol de Itapuã
Foto: Max Haack/Secom
A região do Farol de Itapuã amanheceu ainda mais bela e especial na manhã desta quinta-feira (14), com a requalificação do segundo trecho do entorno de um dos locais mais emblemáticos de Salvador. As melhorias foram promovidas em diversos espaços que estavam degradados, com a implantação de ciclovia, nova pavimentação e mobiliários urbanos, no trecho de 800 metros entre a Vila Naval e a Rua da Canção, passando pelas ruas Olindina e Nova Canaã. A cerimônia oficial de entrega do novo local teve as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais autoridades e população.
O prefeito lembrou que a situação do entorno do Farol de Itapuã agora é bem diferente. “Quem frequentou aqui no passado sabe a situação em que estava esse local. Não havia calçadão, a areia era tomada por ocupação ilegal, uma desordem absoluta. Hoje, é entregue essa obra tão importante, que ajuda a melhorar a qualidade de vida do morador e do pescador da região, que é uma das mais importantes em termos de pesca da nossa cidade. E, claro, tem um apelo turístico importante para Salvador, o que significa que não apenas o morador que ganha, mas também a economia da cidade, com geração de emprego e renda”, avaliou ACM Neto.
O investimento total na intervenção foi de R$2,5 milhões. A Praça da Canção ganhou novo piso em concreto e em pedra portuguesa nas cores vermelha, preta e branca, além de rampas de acessibilidade, escadas, áreas para quiosques, deques, jardim com grama esmeralda e guarda-corpo. No mesmo espaço foram instalados pergolados em massaranduba, bancos em estrutura de liga de alumínio, assento de placas de madeira, lixeiras, paraciclos em estrutura, floreiras em estrutura de aço e sanitário público. Assim como no primeiro trecho, a iluminação especial em LED foi instalada de forma a proteger a areia, por ser uma área de desova das tartarugas.
O vice-prefeito e secretário da Seinfra destacou que este é o 21° trecho de orla entregue completamente requalificado pela gestão municipal desde 2013. “Um dos principais propósitos é melhorar a cidade para quem vive aqui e, também, torná-la mais bonita para receber os visitantes. Esta obra aqui tem um simbolismo muito grande, pois Itapuã é um dos ícones da cidade. É a primeira capital do Brasil colocando os cidadãos em primeiro lugar”, pontuou Bruno Reis.
Mais um trecho – Na ocasião, foi anunciado que a Prefeitura fará mais um trecho de requalificação, que ligará a Vila Naval e o Largo de Cira, com extensão de aproximadamente 800 metros. Dentro do projeto, que está sendo elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), as melhorias englobam implantação de ciclovia, requalificação da Colônia de Pescadores e espaços adequados para comerciantes e permissionários.
Resgate – Presente na cerimônia, Renata Prosérpio, proprietária do hotel Mar Brasil, em Itapuã, agradeceu à administração municipal por ouvir moradores e comerciantes sobre a difícil situação da orla do bairro anos atrás. “Os visitantes comentavam que tinham que ir para o Litoral Norte, porque a praia de Itapuã era tomada por bagunça, falta de segurança, som alto dos carros. Há dois anos, fomos pedir à Prefeitura a requalificação dessa área tão importante para a cidade. Só temos a agradecer e vamos continuar solicitando mais por esta área”, afirmou.
Moradora do bairro, a diarista Gilmária de Oliveira, de 30 anos, era uma das mais entusiasmadas com a requalificação. “Aqui era uma bagunça, as barracas eram horríveis, uma confusão. Agora está linda, mais agradável para moradores e turistas”, pontuou.
Já a aposentada Magnair Barros, que reside na localidade há 16 anos, ressaltou que as caminhadas retornaram à realidade dos moradores. “Antes não conseguíamos caminhar e, agora, a estrutura está bem melhor, mais bonita”, completou.
Primeira etapa – No ano passado, a Prefeitura já havia entregue a primeira etapa da requalificação do entorno do Farol de Itapuã, que abrangeu uma área de 21,5 mil m², no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes.
Naquela ocasião, foram feitas melhorias como a preservação da área de praia com implantação de equipamentos e espaços de contemplação, deixando o local livre para circulação de pessoas. O trecho ganhou ainda  piso intertravado com tela em concreto armado e quiosques de serviços, além de parque infantil, academia de saúde, área para capoeira, ciclovia, uma quadra esportiva e um estacionamento para mais de 40 veículos.