Salvador

Prefeitura instala 800 mapas informativos em 300 pontos de ônibus SSA

A distribuição dos gráficos foi projetada de acordo com as regiões administrativas da cidade
Da Redação , Salvador | 09/11/2019 às 11:46
Mais informações aos passageiros
Foto: Jefferson Peixoto


Com intuito de melhor informar passageiros e turistas que fazem uso do transporte público municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), concluiu a instalação de 800 mapas informativos em 300 paradas de ônibus localizadas nos principais corredores de tráfego de Salvador. As placas trazem informações sobre os ônibus que passam no local, roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além de dados do itinerário, o passageiro pode se conectar ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e conferir a previsão de horário dos coletivos.

Feitas com material resistente, as placas suportam água, riscos e a incidência dos raios solares. Além dos desenhos cartográficos, o material apresenta um código, o QR Code. Basta posicionar o celular na direção do processo de identificação e o usuário terá acesso ao CittaMobi, plataforma onde estão disponíveis horários e itinerários dos ônibus em tempo real.

Para o rodoviário aposentado, Zezito Matos, 60 anos, que tem uma casa na Ilha de Vera Cruz e vem pouco à Salvador os mapas são de grande valia. Enquanto aguardava a linha Campo Grande/Capelinha de São Caetano, no ponto do Comércio, em frente ao Elevador Lacerda, ele observava as informações disponibilizadas no material gráfico. “Essa ideia foi muito boa. Nem sempre sabemos quais os ônibus passam no ponto onde estamos. Agora, podemos consultar”, frisou.

No mesmo ponto de ônibus, a servidora pública, Márcia Bahia, 51 anos, consultava o informativo para verificar se a linha Pau Miúdo/Terminal da França estava na lista. “Vi aqui que passa. Não venho muito para esse lado, só mesmo quando preciso ir ao banco. Maravilhoso saber que agora temos essa fonte de informação disponível nos abrigos de coletivos. Vai ajudar muito quem mora em Salvador e também aos nossos turistas”, destacou.

Qualidade do serviço - De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a implantação do material informativo atende a uma demanda antiga dos usuários do sistema. “A população sempre questionou sobres quais ônibus passam em determinado ponto. Os mapas agora vêm para suprir essa necessidade, deixando o usuário informado sobre os ônibus que passam por ali. Além disso, o QR Code possibilita o acesso ao CittaMobi, facilitando as informações sobre a previsão de todas as linhas da parada onde ele se encontra. Tudo isso melhora a qualidade do sistema de transporte público em Salvador”, destaca Mota.

A distribuição dos gráficos foi projetada de acordo com as regiões administrativas da cidade. Inicialmente, as áreas contempladas são os principais corredores de tráfego de Cajazeiras e do Subúrbio. São 31 mapas em Cajazeiras, 16 na região Subúrbio/Ilhas, 15 em São Caetano/Liberdade, 16 no percurso entre o Cabula/Tancredo Neves, 14 em Pau da Lima, 29 na Cidade Baixa, 46 nas localidades do Centro e Brotas, 69 nos pontos que vão da Barra a Pituba e 83 na região da Orla Atlântica (Itapuã), totalizando 300 pontos identificados por toda a cidade.

O objetivo é que passageiros e turistas mantenham-se bem informados, sem que seja necessário interromper a viagem para perguntar ao motorista sobre o roteiro. O estudo para implantação dos mapas levou em consideração pontos de ônibus em locais com grande demanda, a exemplo das Avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luiz Viana (Paralela), Suburbana, ACM, Juracy Magalhães Júnior, Vasco da Gama, região da Sete Portas e Rua Anita Garibaldi.