Salvador

Igreja da Graça é reaberta oficialmente ao público

Construída a partir da visão da Índia Catarina Paraguaçu, o Templo Mariano mais antigo da cidade reabre com exposição em homenagem à Nossa Senhora
Texto e Cia Comunicação , Salvador | 14/10/2019 às 17:29
Igreja da Graça
Foto: divulgação
A exposição “Minha Nossa Senhora – Súplica e Louvação” vai mesclar arte contemporânea e religiosidade trazendo o tom multicultural do Complexo da Igreja da Graça, que agora reabre oficialmente ao público após quatro anos em restauro. A mostra tem vernissage marcada para o dia 23 de outubro, a partir das 19h30.
Assinada pelo arquiteto e artista Luiz Humberto Carvalho, a exibição é composta por 48 telas num montante de mais de 31 representações que apresentam diferentes nuances de Maria, o grande ícone feminino da fé cristã, remontando as diversas passagens que a configuram como Rainha e Senhora.
A iniciativa de reabertura com esse evento busca, prioritariamente, dinamizar o espaço, que passou por um longo período de requalificação. As intervenções de restauro foram executadas pelo Studio Argolo e financiadas pelo BNDES. A reunião de elementos culturais, estéticos e ancestrais sinaliza quão rico é o local que inspirou a exposição com essa temática, e quanto de dedicação e trabalho são necessários para manter um patrimônio como esse vivo. A exposição traz essa tônica que engloba tradição, memória e arte, define o artista Luiz Humberto. “O contato com a obra apresentada vai além da plástica e da estética no campo das artes, pois concretiza um mergulho no conceito de unicidade que se descortina através das virtudes e invocações da Santíssima Virgem, seja no âmbito de natureza litúrgica, histórica e também popular, compreendendo os nomes a partir das devoções de cada lugar”, classifica Dom Ângelo Alves, OSB – Subprior do Mosteiro de São Bento da Bahia e atual diretor do complexo.
A proposta ganha ainda mais relevância a partir do momento que alinha uma estratégia de promoção de voluntariado e de desenvolvimento sustentável para contemplar as ações, que mantém todo um aparato para atender à população de rua, além de abrigar a Faculdade Livre da Maturidade. As obras poderão ser adquiridas e os recursos serão destinados ao incentivo de mais programas socioeducativos e atividades culturais da Igreja da Graça, além da implementação de adaptações estruturais e de projetos para melhor atender à comunidade e ao público frequentador do local, conforme evidencia o coordenador executivo do Complexo Cultural, José Raimundo Lima.
Idealizada pela LHC Arquitetura e Design, a exposição tem realização do Mosteiro de São Bento da Bahia, através do Complexo Cultural da Igreja da Graça, patrocínio do Shopping Barra e apoio da Uranus, Rede Bahia, Texto & Cia., Agência Cocada e Deli & Cia.

Igreja de Nossa Senhora

Situada no bairro da Graça, em Salvador, na Igreja foi enterrada a índia Tupinambá Catarina Paraguaçu, que com o português Diogo Caramuru formou a primeira família cristã do Brasil. Ela também foi responsável por doar o terreno ao Mosteiro de São Bento, no século XVIII, em 1645, após ter sonhado com Nossa Senhora da Graça pedindo que ela construísse uma capela em devoção naquele local.

Sobre o artista

O feirense Luiz Humberto Cardoso atua no ramo da arquitetura há mais de 40 anos. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o estilo vanguardista e irreverente se tornou uma marca registrada do artista, que é responsável por realizar diversas mostras de forma coletiva e individual, a exemplo da Exposição Águas do Sagrado-Museu Da Misericórdia, em Salvador, 2013; 'Sentar' – Uma Casa - Feira de Santana, em 2018 e da Retrospectiva de Luiz Humberto - Museu De Arte Contemporânea Raimundo Oliveira – Feira de Santana, em 2019.
As obras dele são caracterizadas, em grande parte, por temas folclóricos, populares, bíblicos. Ele também é responsável por produzir obras no Monumento à heroína Maria Quitéria, localizado no entroncamento da Av. Getúlio Vargas com a Av. Maria Quitéria, em Feira de Santana – um trabalho em parceria com Juracy Dórea, artista e arquiteto conterrâneo – que se transformou em um referencial urbano e artístico para a cidade.


Serviço

O quê: Exposição Minha Nossa Senhora

Onde: Igreja Nossa Senhora da Graça – Largo da Graça, s/n

Abertura: 23 de outubro de 2019

Horário: 19:30h

Período de visitação: 24 de outubro a 30 de novembro de 2019, de terça a domingo, das 09 às 17h.