Salvador

14ª Feira de Troca de Brinquedos acontece em Salvador

Evento acontece no próximo dia 5 de outubro
Aline Portela , Salvador | 27/09/2019 às 14:57
As mensagens das vitrines dizem que o Dia das Crianças está chegando e nos coloca - crianças e adultos - em estado de desejo e urgência: é necessário acelerar o tempo para vender mais. O Movimento Infância Livre de Consumismo, por outro lado, pede calma. Sem essa pressa, podemos observar o que as crianças realmente querem. Que mensagem vai no subtexto de cada oferta de brinquedo? A criança quer mesmo o brinquedo ou as brincadeiras com os amigos? Precisa do objeto ou dos momentos passados em família? O que é essencial para cada criança? Se as vitrines falam em comprar, nós falamos em trocar!
  No dia 05 de outubro de 2019, às 9h, na Praça Flora (Pituba), Salvador acolhe a 14ª edição da Feira de Trocas de Brinquedos organizada por mães, pais, brincantes, artistas, ativistas e educadores, para mais uma vez vivenciarmos ideias fundamentais da sustentabilidade: a redução de consumo e a reutilização. A ideia das Feiras, organizadas por todo o Brasil em atendimento ao chamado do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, é tirar o foco do “comprar” e apresentar alternativas aos pais e às crianças. É, em plena emergência climática, repensar e refletir sobre o consumo infantil é que é urgente. Reaproveitar, trocar e, de quebra, celebrar.
  Tradicionalmente, vamos vivenciar uma manhã de trocas ao ar livre, mas que ultrapassa a troca em si. Os brincantes da Infância Corrupião e da Cabriola Lúdica, as atividades de leitura com as artistas do Meu Mundo no Livro e a yoga infantil com Grasiella Gomes potencializam o brincar livre e a cultura de ocupação nas praças. Nesta edição especificamente, reafirmamos: A praça é do povo e é FLORA!

Veja o que trazer!
Para trocar:
- brinquedos 
- livros infantis 
- canga, toalha ou esteira para expor os itens e para sentar-se
Pra lanchar:
- lanche para compartilhar
- água para se hidratar (muita!!!)
Pra brincar:
- bike (opcional)
- bola (opcional)
- pipa (opcional)
- coragem pra subir na amendoeira
Pra se proteger:
- proteção solar 
- proteção contra insetos (opcional)
- guarda chuva, capa de chuva e agasalho, se estiver nublado ou chovendo
- cadeira dobrável para sentar-se confortavelmente (opcional)
Traje:
- roupa de brincar que possa sujar, manchar, estragar para sempre 

Vamos fazer um dia das crianças realmente diferente?

---
 
Programa Criança e Consumo: criado em 2005 pelo Instituto Alana para estudar a fundo o tema do consumismo na infância e os impactos da publicidade dirigida às crianças, desde 2012 nos convida a realizar Feiras de Trocas de Brinquedos Brasil afora.  
 
Movimento Infância Livre de Consumismo: formado por mães comprometidas com uma infância livre de comunicação mercadológica dirigida a crianças, tem como prioridade levar para mães e pais informação sobre infância, mídia e consumo.
 
Meu Mundo Num Livro: criado com o objetivo de compartilhar dicas de livros infantis e juvenis, incentivando a leitura. Durante a Feira de Troca de Brinquedos, lança o projeto "Meu Mundo No Mundo", que vai percorrer espaços da cidade promovendo encontros para ler, contar histórias, criar e trocar ideias, sempre repletos de amor, cuidado e afeto.
 
Cabriola Lúdica: grupo de brincantes que tem como proposta mergulhar no universo da infância e usar a brincadeira como ferramenta e linguagem para desenvolver projetos de colônia de férias e aniversários a formações e palestras. Com uma condução respeitosa, acolhe as diversidades e proporciona um ambiente de descobertas e criações.
 
Infância Currupião: nasceu a partir de uma olhar cuidadoso para a cultura da infância. Tem como referência a linguagem da brincadeira e realiza projetos brincantes em aniversários, cursos, palestras e confraternizações com equilíbrio entre planejamento e espontaneidade.
 
Yoga para Crianças com Grasiella Gomes: a Yoga é essencialmente uma prática de aquietamento da mente. Para crianças, isso pode proporcionar não só um estado de equilíbrio entre corpo e mente, mas também uma compreensão sobre suas emoções e sentimentos, contribuindo para a saúde integral da criança. Esta harmonia pode reverberar não só com ela mesma, mas na sua relação com a família, amigos e escola. Grasiella é mãe, professora de Yoga e publicitária, e leva pela primeira vez a prática para as crianças da Feira.
 
SERVIÇO:
Evento: 14ª Edição da Feira de Trocas de Brinquedos e Livros  
Data: 05/10/2019
Horário: das 9h às 11h
Local: Praça Flora - Rua Guillard Muniz (Pituba)
Contato: Mariana Sá (71) 9 81097163 e Aline Portela (71) 9 99095779
Saiba mais: https://www.facebook.com/FeiraDeTrocaDeBrinquedosSSA e https://www.instagram.com/feiradetrocasdebrinquedos/