Salvador

RUA MIGUEL CALMON no Comércio fica mais organizada após obras

Bairro, que recebe intensa programação de lazer neste final de semana, passa por várias obras de requalificação
Da Redação , Salvador | 20/09/2019 às 13:09
Rua Miguel Calmon
Foto: Max Haack

  A Prefeitura inuaugurou nesta sexta-feira, 20, obras de melhorias na Rua Miguel Calmon, no Comércio.  A solenidade de inauguração aconteceu na Praça do Riachuelo, ao lado de um dos prédios históricos da cidade, o da Associação Comercial da Bahia, com ACM Neto presente. Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, e autoridades como o próprio presidente da Associação Comercial, Mário Dantas.  

A Rua Miguel Calmon passou por melhorias na pavimentação e serviços de macro e microdrenagem, além de ganhar novo mobiliário urbano e ciclovia de 1.1km desde as imediações do Mercado Modelo até a entrada do Plano Pilar. O investimento foi de R$4,8 milhões, com recursos provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, e incluiu ainda, como informado acima, a revitalização da Praça Riachuelo, que passou a contar com piso intertravado.

A Miguel Calmon também está mais verde. A Prefeitura plantou no local 91 novas árvores de espécies de médio porte, que irão servir de compensação à emissão de gás carbônico dos veículos que trafegam no local, garantindo mais sombreamento, inclusive nos espaços de descanso com bancos que foram implementados.

As calçadas ganharam concreto lavado com detalhes em pedras portuguesas e itens de acessibilidade, como rampas, piso tátil e passagem de pedestres. A iluminação foi modernizada com a implantação de lâmpadas em LED. A intervenção na Rua Miguel Calmon integra o projeto Ruas Completas, conduzido em todo o país pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pela entidade World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS).   

Outras iniciativas 

 O prefeito lembrou que, além das obras de infraestrutura, a Prefeitura tem adotado outras estratégias para garantir a ocupação do Comércio e do Centro Histórico. “Quem tem no Comércio seu principal destino profissional pode ver hoje uma rua redefinida, redesenhada. De um lado, estamos investindo em obras de infraestrutura, mas também na transferência dos órgãos da Prefeitura para cá. Em outubro, vamos inaugurar a sede Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e, também em outubro, a da Secretaria de Cultura e Turismo (Secul)”.

São ações que integram o programa #vemprocentro, que também vai estimular moradias no Comércio. ACM Neto citou outros investimentos no bairro, como a requalificação da Praça da Inglaterra, já entregue e que vai receber shows e eventos do Festival da Primavera neste final de semana, bem como a inauguração do Hub Salvador, que funciona a pleno vapor como referência nacional na área de tecnologia e startups. O prefeito anunciou ainda que, nos próximos dias, serão iniciadas as obras de restauração da Casa dos Azulejos, que vai abrigar o futuro Museu da Música. "Também iremos requalificar totalmente o Mercado Modelo", revelou. 

“A partir desses investimentos, a iniciativa privada começa a acompanhar, também investindo em equipamentos privados. A permanente programação cultural que queremos realizar no Comércio, como já fazemos no Pelourinho, vai estimular isso. O Festival da Primavera é só o primeiro passo", salientou ACM Neto. 

"A Prefeitura tem adotado uma estratégia correta de ação aqui no Comércio. Essa obra na Rua Miguel Calmon valoriza ainda mais o bairro. Mas a principal obra dessa gestão tem sido o resgate da autoestima, do amor e do orgulho da população da cidade pelo Centro Histórico e por toda Salvador", declarou o presidente da Associação Comercial da Bahia, Mário Dantas.