Salvador

7 DE SETEMBRO: Jovens desfilam no bairro da Paz pela Independência BR

Importante desfile cívico . Com informações da Secom Gov
Da Redação , Salvador | 06/09/2019 às 18:41
Desfile cívico
Foto: Elói Corrêa

Os estudantes e moradores do Bairro do Paz participaram, na manhã desta sexta-feira (6), de desfile alusivo ao 7 de setembro organizado pela Base Comunitária de Segurança (BCS) da Polícia Militar em parceria com escolas da rede estadual e municipal, instituições privadas e entidades filantrópicas, como a Santa Casa da Bahia. Este é o quarto ano consecutivo de realização do desfile feito em percurso de pouco mais de um quilômetro entre a entrada do bairro e o final de linha de ônibus.

Segundo o comandante da Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz, tenente Aymar Schindler, a ideia é incentivar o exercício da cidadania entre os jovens. “A nossa proposta é integrar todos os órgãos e entidades que estão presentes no bairro neste desfile alusivo a Independência do Brasil. Dessa forma conseguimos trazer valores como o civismo, com respeito à bandeira, à pátria e nação, para estes jovens. É isso que prezamos nos nossos projetos sociais com a valorização dos jovens e adolescentes”, explica.

Neste ano, o desfile trouxe referência ao Setembro Amarelo com mensagens de prevenção ao suicídio. A coordenadora de projetos comunitários da Santa Casa ressalta a importância da sensibilização. “Esse é um evento no qual mobilizamos o bairro para estar conosco. Aproveitamos que este mês há uma campanha muito forte de combate ao suicídio para tratar este tema com o público jovem e sensibiliza-los para a importância de falar sobre como se sentem e buscar a ajudar de profissionais que possam ajuda-los a lidar com os seus problemas”, pontua.

O desfile no bairro seguiu o ritmo musical da Banda Sinfônica da Paz, formada por alunos do programa Neojiba. No Núcleo do Bairro da Paz cerca de 200 crianças participam das aulas de música oferecidas pelo Neojiba. O maestro Esdras Efraim comenta a participação dos alunos no desfile. “Esse é um momento de demonstrar o trabalho musical e a evolução dessas crianças e adolescentes que estão em busca do aprendizado da música. Viemos trazer uma bela música na busca constante pela excelência e com uma homenagem a uma data tão importante para o nosso país que é a independência”.