Salvador

MORRE A BALEIA JUBARTE QUE ENCALHOU NA PRAIA DE COUTOS EM SALVADOR

Com informações do Portal A Tarde e projeto Jubarte
Da Redação ,  Salvador | 30/08/2019 às 12:16
Baleia não resistiu
Foto: A Tarde
   A baleia jubarte que foi encontrada encalhada na noite desta quinta-feira, 29, na praia de Coutos, localizada no Subúrbio Ferroviário, próximo à Maternidade João Batista Caribé, morreu na manhã desta sexta, 30.

  Ao Portal A TARDE, a bióloga Luena Fernandes aponta que ainda não há definição do sexo do animal. "Como ela está em uma posição ventral, com a barriga para baixo, não conseguimos inspecionar os órgãos sexuais para ter certeza se é fêmea ou macho", explica.

   A bióloga conta que é uma baleia jubarte, com 14 metros e 60 centímetros e estima-se que ela pese 39 toneladas. Segundo Luena, como este é um período de reprodução, é comum que elas surjam na Bahia. "Elas estão presentes na costa brasileira de julho a outubro para se produzir. A Baía-de-Todos-os-Santos é um local histórico de passagem dessas baleias, embora seja raro encontrá-las aqui dentro da baía. Mas para encontrar esse animal aqui é possível que ele já esteja debilitado, com complicações de saúde", conta.

Temporada

Estudo do Projeto Baleia Jubarte estima que cerca de 20 mil baleias jubarte devem passar pelo litoral baiano na temporada de reprodução, entre os meses de julho e novembro.

Os animais saem da região da Antártida, que passa por inverno rigoroso, e se aproximam do litoral brasileiro por conta das águas quentes.