Salvador

Maior evento felino no Norte e Nordeste acontece em Salvador

Encontro temático terá ainda orientação nutricional com médicos veterinários e gatos para adoção responsável
Mariana Pereira , Salvador | 29/08/2019 às 15:49
Maior evento felino no Norte e Nordeste acontece em Salvador
Foto: Mariana Pereira
Para os apaixonados por gatos, vem aí um programa imperdível no fim de semana dos dias 07 e 08 de setembro: o maior evento felino do Norte e Nordeste do Brasil, com 130 bichanos de 15 raças diferentes. Realizado pelo clube GatoGrupo da Bahia, a iniciativa acontece no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, em Salvador. 
  Com entrada gratuita, o evento proporciona contato próximo com uma grande variedade de gatos e a oportunidade de aprender mais sobre eles. Além de conferir os bichanos de perto e aprender mais sobre os gatos, os visitantes poderão acompanhar um concurso de beleza felina. 
  Três juízes internacionais irão avaliar os animais de acordo com categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe - Fédération Internationale Féline. “São cinco categorias, sendo quatro direcionadas a gatos de raça e uma sem raça definida (SRD). Os campeões acumulam pontos para suas posições no ranking nacional”, explica Rodrigo Araújo, presidente do GatoGrupo da Bahia, criador e participante de concursos há mais de 25 anos. 
  Nos dois dias de evento, os visitantes conseguirão ver de perto gatos das mais diversas raças, como o Siamês, de aparência esbelta, elegante e no Brasil só tem quatro criadores, o Oriental, com sua pelagem curta e brilhante, o Norueguês da Floresta, um gato grande de pelagem longa e espessa, e o Don Sphynx, que chama atenção do público pela ausência de pelos. 
  Participarão ainda o Maine Coon, famoso gato gigante, o Persa, que é a raça mais conhecida entre os brasileiros, o British Shorthair, que ficou famoso no cinema por inspirar o gato de “Alice no País das Maravilhas”, entre outros.
 
Adoção

Aqueles que queiram adotar um gato SRD (popularmente conhecido como “vira-lata”), o evento terá um espaço destinado a adoção. O Instituto Patruska Barreiro, uma das mais importantes organizações de proteção animal da Bahia, estará presente com 30 gatinhos com a missão de encontrar tutores amorosos e um lar cheio de carinho para eles.
  O presidente do GatoGrupo da Bahia conta que no Estado os gatis/criadores de raça lidam de maneira amistosa com os gatos SRD. “Para nós do GatoGrupo da Bahia, o importante é o amor pelos gatos, sejam de raça ou SRD. Principalmente, os gato de rua, que precisam ser castrados e cuidados. Por isso, nos unimos ao Instituto Patruska Barreiro, pois compreendemos a importância dele na ajuda aos nossos ‘viras'”, reforça. 
 
Veterinários

Inclusive, médicos veterinários estarão à disposição para tirar as dúvidas do público sobre nutrição felina e posse responsável. A ação é uma realização da PremieRpet®, especialista em nutrição de alta qualidade para cães e gatos, e patrocinadora evento.
  “A Exposição do GatoGrupo da Bahia é um espaço em que se reúne apaixonados por gatos, um grande encontro que une lazer e informação, com orientações sobre posse responsável, nutrição de alta qualidade e os melhores cuidados com os animais”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®.
 
Serviço
O quê: 33ª & 34ª Exposição do GatoGrupo da Bahia
Quando:  07 e 08 de setembro de 2019, das 10h às 17h
Onde: Hotel Mercure Salvador Rio Vermelho - Rua Fonte do Boi, 215 – Rio Vermelho
Entrada gratuita para visitantes
Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.
Mais informações:  www.gatogrupo.com.br