Salvador

Restaurante no Saboeiro e imóveis em Pernambués são flagrados com gato

Ação de combate às fraudes aconteceu nesta quarta-feira (14)
Comunicação Embasa , Salvador | 14/08/2019 às 18:47
Combate a Fraudes
Foto: divulgação
Em mais uma ação de combate às fraudes, a Embasa descobriu, nesta quarta-feira (14), dois casos de irregularidades de água (gato) em bairros de Salvador. No Saboeiro, os técnicos encontraram uma ligação clandestina abastecendo um restaurante. Já em Pernambués, a fraude de água ocorria em quatro imóveis comerciais. A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica.
Tanto o restaurante localizado no Saboeiro como os imóveis de Pernambués são reincidentes, pois já foram flagrados furtando água da rede distribuidora anteriormente. Por isso mesmo, além de realizar a retirada das ligações clandestinas, a Embasa realizou o apoio policial para essa ação de fiscalização. Os responsáveis pelos imóveis não estavam presentes no momento da ação, mas serão convocados a prestar esclarecimentos, durante o inquérito policial.
Os imóveis estavam com a ligação de água cortada por falta de pagamento, com um débito somado de mais de R$80 mil. Para regularizar a situação junto à Embasa, os responsáveis terão que pagar os débitos, multa e um valor referente à água desviada da rede, que será calculado.
  Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da empresa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel.