Salvador

Passageiros da linha Ribeira-Pituba agora andam em ônibus climatizado

Aa sexta linha de veículos novos com ar-condicionado que começou a rodar na manhã desta quarta-feira (14)
Secom Salvador , Salvador | 14/08/2019 às 17:08
"Nossa, estou surpreendida!". Essa foi a reação da vendedora Rosilene Silva, 40 anos, uma das passageiras do ônibus Ribeira-Pituba, a sexta linha de veículos novos com ar-condicionado que começou a rodar na manhã desta quarta-feira (14), no final de linha do bairro da Cidade Baixa.
A vendedora, que utiliza a linha diariamente para chegar ao trabalho no bairro da Pituba, contou que, ao ver o novo ônibus, acelerou os passos para conseguir utilizá-lo e demostrou bastante satisfação. "Eu achei maravilhoso. Estávamos precisando disso. Agora não vamos mais sofrer com o calor e teremos uma viagem mais tranquila. O que antes era um desejo da maioria da população, hoje é uma realidade. Já quero trazer minha filha para conhecer”, declarou.
O trajeto desta linha passa pelo Largo da Madragoa, Boa Viagem, Largo de Roma, Mares, Calçada, Água de Meninos, Comércio, Saúde, Brotas, Parque Bela Vista, Cidade Jardim, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Itaigara, Pituba, Caminho das Árvores, Pernambués, Luis Anselmo, Cosme de Farias e Nazaré. Essa linha começaria a rodar a nova frota no mês de setembro, mas foi antecipada, o que pode acontecer também com outras previstas até o final do ano.
“É outra coisa. Muito mais confortável, mais fresco e totalmente novo. Vamos ter viagens mais tranquilas e sem estresses.  Nós merecemos”, relatou a estudante de Psicologia Emanuelle Silva, 27 anos, que se deslocava até o bairro do Comércio.
Apesar de não pegar ônibus com frequência, o dono de casa Alexandre Phainense, 38 anos, destaca o calor e a sujeira como os seus maiores incômodos nos antigos veículos. O morador do bairro da Ribeira, que tinha como destino a Boa Viagem, classificou a nova aquisição como um presente para a população.
"Muitas pessoas saem de suas casas de manhã cedo para utilizar o transporte e nada melhor que ter à disposição ônibus de qualidade. Agora contamos com veículos com uma temperatura agradável, bancos acolchoados e limpos e inclusivos, já que até o espaço para cadeirantes foi ampliado. Dá até gosto de pegar ônibus. É um verdadeiro presente".
Phainense destacou a necessidade da população contribuir para a conservação dos veículos. "Muitas pessoas reclamam, mas não fazem sua parte para manter os ônibus conservados. Precisamos ter mais consciência e não jogarmos lixo nos ônibus nem picharmos e destruirmos os bancos e paredes. O transporte é um direito nosso, pagamos por esse serviço e precisamos cuidar do nosso bem", completou.
Operação – Desde o dia 9 de agosto, quando começou a circular na cidade os primeiros veículos climatizados, também já estão em operação as linhas Sussuarana – Barra R1, Boca da Mata – Pituba, Cabula VI – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras). As próximas linhas a ganhar essa novidade ainda este ano são: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; e Mirantes de Periperi – Itaigara.
Somente em 2019, serão totalizados 250 novos veículos climatizados rodando na capital. Até 2022, serão mil veículos, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em março passado entre a Prefeitura, Ministério Público da Bahia e Consórcio Integra, que reúne as empresas concessionárias do sistema.