Salvador

Estudantes participam de ação global de mobilização climática no Dique

Eles participaram do Movimento Global, uma ação em celebração ao Dia Mundial de Apoio à Mobilização Climática
Ascom Educação , Salvador | 16/03/2019 às 18:49
Ação Global Colégio Estadual Victor Civita
Foto: divulgação

Com cartazes e faixas em mãos, estudantes do 7º e 8º ano do Colégio Estadual Vitor Civita, localizado na Av. Vasco da Gama, em Salvador, chamaram a atenção de transeuntes e motoristas que circularam, nesta sexta-feira (15), no Dique do Tororó. Eles participaram do Movimento Global, uma ação em celebração ao Dia Mundial de Apoio à Mobilização Climática, criada pela adolescente ecologista sueca, Greta Thunberg, que se tornou uma voz ativa em campanhas contra as alterações climáticas e foi nomeada, esta semana, para o Prêmio Nobel da Paz. Realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a atividade interdisciplinar da unidade escolar da rede estadual teve como objetivo alertar a comunidade sobre as consequências do aquecimento global para a manutenção da vida no planeta.

Na oportunidade, os estudantes visitaram a estação de monitoramento do ar da FIOCRUZ, onde tiveram uma aula de campo com a pesquisadora Nelzair Vianna. A estudante Tauani Barbosa Cerqueira, 12, 7º ano, comentou sobre a atividade extra-escola. “Foi uma iniciativa importante, porque esta é uma causa mundial por nossa saúde, pela nossa existência. Temos que tomar consciência de que precisamos diminuir a produção de lixo e de CO2, que é causado pela grande quantidade de carros, motos e ônibus que temos nos centros urbanos. Também temos que cuidar do verde que existe e plantar mais árvores. Se não fizermos isso, estamos contribuindo para matar o nosso planeta”.

A professora de Ciências, Rosa Virgínia, também destacou a importância da ação. “Eles ouviram de uma especialista dados dramáticos sobre a poluição de Salvador que, muitas vezes, ultrapassa o número de partículas de poeira da capital paulista. Este evento foi muito importante porque os nossos alunos puderam exercer não só o seu papel de cidadão consciente e crítico, como tiveram acesso à uma aula sobre um tema que, hoje, aflige o mundo inteiro”.

Outra ação – Os estudantes dos cursos técnicos do eixo de Recursos Naturais do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia, localizado no município de Itororó, protagonizam o Projeto Plantio Global, neste domingo (17), a partir das 8h30. Com saída da Praça Castro Alves, a ação colaborativa e comunitária visa promover o plantio de árvores nativas na cidade, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Itororó. Os alunos irão plantar 100 espécies com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental, com foco na polinização por insetos e avifauna também.