Salvador

Prefeitura entrega requalificação da lagoa do Arraial do Retiro

Sábado, dia 21
Da Redação , Salvador | 19/07/2018 às 18:07
Uma nova área de lazer na cidade
Foto: Jefferson Peixoto


A beleza natural da Lagoa do Arraial do Retiro, situada à margem da rua principal do bairro (Travessa Via de Serviço, s/n, próximo à Estação do Metrô de Bom Juá), antes era ofuscada por conta do acúmulo de lixo, falta de iluminação e de infraestrutura que atendesse, inclusive, às casas mais próximas. Para realçar essa beleza, a Prefeitura inaugura neste sábado (21) a requalificação do entorno da lagoa, às 10h. Foram investidos R$ 364.534,3, numa área de 1.839,43m², com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) que tronou o espaço bem mais atraente e convidativo para atividades de lazer. 

O Parque da Lagoa do Arraial do Retiro está inserido no Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) e é parte do eixo Cidade Sustentável do programa Salvador 360. As obras foram realizadas com o objetivo maior de mudar a realidade da comunidade, uma vez que a iniciativa não só valoriza o local, mas como também transforma em espaço público de práticas esportivas, lazer e entretenimento.

O projeto deu prioridade à preservação da vegetação e transformou a região em uma área de lazer para a comunidade, por meio da construção de um deque (espécie de ponte), uma praça e duas áreas de lazer. Com intervenções executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a praça conta com um deque contemplativo de 75 m², delimitado por guarda-corpo, por meio do qual é possível atravessar para o outro lado da lagoa, aproveitando o espaço de maneira integral.

Já as duas áreas de lazer dispõem de parque infantil; um quiosque para baiana de acarajé; bancos de concreto para convivência; mesas de jogos; pergolado em eucalipto; e academia de ginástica ao ar livre. A urbanização envolveu, ainda, a implantação de lixeiras, gramas sintéticas, rampas e escadas de acesso, postes de iluminação em alumínio, de cor branca, e piso intertravado, que permite o compartilhamento da via por pedestres, ciclistas e motoristas. No local, há vagas de estacionamento para bicicletas e veículos.

Outros espaços - O Parque da Lagoa dos Pássaros, Stiep, também será totalmente reurbanizada pela Prefeitura. A intervenção está sendo executada numa área de 2,6 mil m², com investimento de quase R$825 mil e conclusão prevista para novembro deste ano. A requalificação envolverá a implantação de praça, espaço para contemplação, área de trilha e deques. Dentre as intervenções constam prioridade para a acessibilidade, recuperação e ampliação da pista de caminhada já existente.

Além disso, estão previstas a instalação de espaço para piquenique, praça de esportes com parque infantil, equipamentos para musculação e ginástica, área para capoeira, paraciclos e estacionamento via Rua Arthur de Azevedo. A reforma contempla ainda a edificação existente no local, que será utilizada para abrigar um posto de observação e uma sala multiuso voltada para atividades ligadas à preservação do meio ambiente, dentre outras intervenções.