Salvador

CHUVAS: Codesal registra 224 ocorrências e 17 famílias desabrigadas

Mau tempo deve melhorar no final de semana
Da Redação ,  Salvador | 20/04/2018 às 18:18
Prefeito ACM Neto esteve na área do Marotinho
Foto: Valter Pontes
   Até inicio da tarde, a Codesal já havia registrado 224 ocorrências, dentre alagamentos de área, ameaças de desabamento de imóvel, ameaças de deslizamento de terra, queda de árvores e infiltrações.  Dezenove famílias já foram abrigadas por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) – quatro delas são moradoras do Marotinho e as demais da Capelinha de São Caetano. Os abrigos são as escolas municipais Antônio Carlos Magalhães e Antônio Carvalho Guedes, na região da Liberdade/São Caetano.

De acordo com a Codesal, novos disparos de alarme podem ser feitos ainda hoje e, em todos os casos, a iniciativa conta com assistente social e engenheiro no local. Além da região do Bom Juá, outra localidade que mais foi afetada pelas chuvas até então é a região de Pau da Lima, principalmente a localidade da Baixa Fria.

Dentre as ocorrências mais críticas está o alagamento em pontos da Cidade Baixa, devido à maré alta. Com acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a Embasa já está atuando no caso do asfalto cedeu em uma rua transversal na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. Outro ponto que terá atenção especial da Prefeitura é a Avenida Gal Costa, devido a uma galeria subdimensionada em uma obra estadual. Apesar das chuvas estarem mais intensas, o sistema de drenagem tem funcionado de forma satisfatória, de acordo com a avaliação dos técnicos.

  MELHORA NO SÁBADO

    O mau tempo que atinge Salvador e Região Metropolitana deve melhor gradativamente durante o fim de semana. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, o sol deve voltar a aparecer, mas o céu deve permanecer nublado e as temperaturas baixas. 

  Ainda conforme a meteorologista, esta sexta-feira, 20, foi o dia mais chuvoso do mês de abril, porém este cenário já era esperado. Cláudia Valéria alerta que deve ocorrer os dias de forte chuva nos próximos meses em Salvador. 

   Parte do asfalto da rua Araújo Bastos, em Pituaçu, cedeu nesta sexta-feira, 20, por conta da chuva. Com isso, há um buraco na via, dificultando a passagem de veículos.  A via foi interditada e agentes da Secretaria de Manutenção (Seman) estão no local. Técnicos da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) também foram enviados ao local.

ACM NETO VISTORIA

Uma das áreas com maior número de ocorrências devido às chuvas que caem em Salvador, a localidade do Marotinho, em Bom Juá, foi alvo de vistoria realizada por gestores da Prefeitura nesta sexta-feira (20). Estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, além de secretários, gestores e técnicos de diversas pastas que atuam no Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC).

 A área teve a sirene do sistema de alerta e alarme acionada pela manhã, avisando à comunidade sobre a situação de risco causada pelo grande volume de chuvas.

Na ocasião, foram visitadas as obras de contenção da encosta no Bom Juá e verificada a situação de geomanta aplicada na localidade em 2016. Além de ouvir demandas dos moradores, o prefeito também fez uma breve reunião de avaliação com os gestores para verificar o andamento das ações municipais nos pontos mais críticos da cidade.

“Toda a equipe da Prefeitura está de prontidão 24 horas, na rua, para dar assistência total às áreas de maior risco na cidade. Aproveitamos para fazer um apelo à população que deixem as casas se for necessário. A Prefeitura se organizou para acolher todo mundo. Vamos dar abrigamento com conforto e segurança até que a chuva passe e o risco vá embora. Não há por que as pessoas correrem risco”, alertou ACM Neto.