Salvador

Prefeitura realiza ações de combate à tuberculose em Salvador, dia 24

As Unidades de Saúde oferecem tratamento e medicamento gratuito
SMS , Salvador | 20/03/2018 às 12:04


Em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose lembrado no próximo sábado, dia 24 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma programação especial, entre os dias 22 e 28 deste mês, para alertar a população sobre o diagnóstico precoce da doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre através do ar, por meio da fala, tosse ou espirros. “O indivíduo deve estar atento no caso de tosse que persista por mais de três semanas deve se procurar um especialista para realizar exame que detecte a tuberculose” explica a enfermeira da SMS, Sandra Conceição Pereira.  

A maior dificuldade para eliminar a doença está no abandono do tratamento pelos pacientes que deve durar em média seis meses. “Toda pessoa é suscetível a desenvolver a tuberculose, no entanto, existem pessoas consideradas mais vulneráveis como a população em situação de rua, pessoas que vivem com HIV/Aids, crianças e idosos também. Vale ressaltar que recentemente descobriu-se uma relação entre a doença com diabetes e tabagismo” afirmou, Sandra.

Mobilização – O Dia D de combate à Tuberculose vai ser realizado no domingo (25), na Arena Fonte Nova, das 14h às 18h. A equipe de atenção especializada da SMS vai estar prestando orientação sobre o agravo tuberculose aos torcedores que comparecerem ao estádio. Na ocasião, as duas unidades móveis do “Fique Sabendo” (uma no setor Oeste – eixo 61 próximo ao quiosque 02; outra no setor Leste – eixo 25 próximo a segregação com o Norte) vão estar promovendo testagem rápida para HIV/Sífilis e dispensação de preservativos.

Já nas terças-feiras (20.03 e 27.03), esses serviços também estarão disponíveis para os soteropolitanos na Biblioteca Central do Estado (Barris) das 13:30 às 16h30.

Além disso, os usuários das unidades de saúde do município serão abordados com palestras e orientações nas salas de espera dos postos. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vão distribuir folhetos informativos nos bairros da capital. Outros profissionais de saúde capacitados vão realizar atividades educativas sobre tuberculose com pessoas privadas de liberdades e em situação de rua.

Dados – A capital baiana, que ocupa 4º lugar no índice de mortalidade do país, registrou em 2016, 1606 casos da tuberculose com 84 óbitos. No entanto, a taxa de incidência da doença a cada 100 mil habitantes reduziu de 56,4 para 55,4 no ano passado comparado ao ano de 2015. Dados preliminares indicam que em 2017 houveram 1613 casos e neste ano até o momento foram 230 ocorrências.

Os Distritos Sanitários Cabula/Beiru, São Caetano/Valéria e Subúrbio Ferroviário registraram os maiores números de casos. Entretanto, as regiões com maior incidência de tuberculose são os do Centro Histórico, São Caetano Valéria e Liberdade.

O tratamento pode ser realizado nas 124 unidades básicas de saúde e inclui postos de saúde da família de Salvador, onde é distribuído o medicamento gratuitamente. A comunidade pode ligar para o telefone de atendimento 156 para obter as informações sobre as unidades em que podem fazer o tratamento.