Salvador

NOVA PRAÇA DA GARIBALDI será inaugurada no aniversário da cidade

Acontece no mês de março
Da Redação , Salvador | 20/02/2018 às 08:31
Praça da Garibaldi
Foto: Jefferson Peixoto


Em breve, a Praça Lord Cochrane, situada na Avenida Garibaldi, será um dos equipamentos públicos mais completos para lazer na cidade de Salvador. A obra já está 70% concluída e, neste momento, encontra-se na fase de acabamento das estruturas do local. Construída sob a coordenação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), com equipamentos produzidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a obra está prevista para ser concluída no fim do mês de março.

Fruto do programa Salvador 360 – eixo Investe –, a praça possui uma área de 14.158 m² e terá mobiliários inovadores, produzidos na fábrica da Desal, na BR-324. O investimento total da obra é de R$700 mil e a nova praça vai contar com várias novidades para o conforto e lazer da população. Entre elas está o Espaço Game, que foi desenvolvido para atender crianças em fase de transição para a adolescência. O novo ambiente permitirá que os moradores se divirtam com brincadeiras clássicas, tais como futebol de botão, pingue-pongue, damas e xadrez.

O novo equipamento público vai contar com quatro novas quadras esportivas para o lazer dos moradores da região, sendo uma poliesportiva, uma de vôlei e uma mini-quadra para golzinhos. Além disso, a praça contará com as tradicionais academias de saúde e ginástica. O público infantil ainda vai poder se divertir na minipista infantil para brincadeiras de velotrol, patins, bicicleta e carrinhos de controle remoto.

Para o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a nova praça vai fazer com que as pessoas tenham mais opções de lazer, atraindo mais pessoas a região. “O local onde a praça está era uma área totalmente abandonada. A população, que antes ficava com medo, poderá caminhar tranquilamente, porque o local terá uma iluminação de qualidade e itens para diversão. Os cidadãos vão se sentir atraídos pelo novo equipamento público, resultando também em um sentimento de pertencimento ao local”, destacou.

A Desal ainda pretende viabilizar, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), conexão wi-fi aberta para os frequentadores da praça. O objetivo é fornecer acesso à internet sem fio através de smartphone, notebook e tablet sem custos para o cidadão.

Balanço – Atualmente, Salvador conta com 231 praças públicas que são alternativas para quem deseja levar a criançada para uma diversão ao ar livre. Esse é o número de áreas de convivência e lazer que a Prefeitura entregou à população desde 2013, com o objetivo de promover a reocupação por famílias, sem distinção de classe social ou faixa etária.