Salvador

PROJETOS DE IRUJO CAMPANHA 1992 para áreas de lazer e negócios

Ruas de lazer dia e noite inspiradas em Curitiba
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/10/2017 às 08:53
Farol Noite e Dia. Liberdade Noite e Dia;
Foto: Rep
   Dois projetos na área de lazer e negóviod de Pedro Irujo da safra campanha de 1992 chamaram a atenção do público naquela campanha e eram assemelhados, porém, em bairros diferentes: a Barra e a Liberdade. Tinham nomes idênticos: Barra Noite e Dia e Liberdade Noite e Dia funcionando 24h. 

   A cidade não era tão violenta como nos dias atuais e os projetos eram perfeitamente viáveis, inspirados no que já existia em outras partes do mundo, em especial, na cidade de Curitiba.

   O Barra Noite e Dia se situava na área turística do Farol da Barra na entrada da Afonso Celso com bares, restaurantes, livrarias, etc, e uma via expressa de ônibus para atender 24 horas. Seria uma área de lazer e comércio. Seria feita uma cobertua no local e um trecho não passaria mais ônibus.

  O mesmo seria adotado no bairro da Liberdade nas proximidades do Plano Inclinado Liberdade e esquina da Pero Vaz. O bondinho funcionaria a noite toda para ligação com a Calçada. Seria feira na área de recuo do Plano sem impedir o funcionamento do sistema de transporte do bairro, por ônibs.

  MERCADO DE ARTESANATO

   Outra área de lazer e negócios seria o Mercado de Artesanato da Baixa do Bonfim com a requalificação da Baixa e a instalação de novas lojas para atender os turistas e baianos. Nesse local haveria ainda um parque de divesões para as crianças.

   PARQUES ESPORTIVOS À BEIRA VALE

   Seriam os parques esportivos lineares a beira dos vales do Camurugipe e Costa Azul e Pau da Lima. Áreas de lazer com quadras e campos de futebol society. 

   MARINAS

   Expamsão e incremento de marinas na Baía de Todos os Santos para a efetivação de negócios e também de lazer.

   ESCOLAS DE EMPREGOS

   Escolas técnicas para a formação de mão-de-obra intermediária para serviços essenciais à cidade.