Salvador

Salvador ganha nova atração turística com temporada de baleias jubarte

Espécie antes ameaçada pode ser avistada em frente à Capital baiana durante inverno e primavera
Projeto Balia Jubarte , Salvador | 21/08/2017 às 15:00
Salvador ganha nova atração turística com temporada de baleias jubarte
Foto: div

Elas já foram tão abundantes nos arredores de Salvador que os seus saltos, batidas de cauda e mesmo o canto melancólico e profundo perturbavam o sono dos moradores da florescente Capital. Mas faz muito tempo – corriam os anos finais do Século XVI, e o cronista Frei Vicente de Salvador, que primeiro registrou o grande número de baleias em águas baianas, não poderia imaginar que a caça desenfreada, iniciada em 1602 no Recôncavo Baiano por baleeiros bascos autorizados pelo Rei Filipe III, e que depois se espalharia por boa parte da costa do Brasil, iria transformar a avistagem desses enormes e enigmáticos animais em uma raridade – a ponto de, quando aparecem, virarem atração turística.

Hoje as baleias Jubarte estão livres do perigo da extinção; graças ao fim da matança da espécie e a um trabalho de monitoramento e conservação desenvolvido pelo Projeto Baleia Jubarte, sediado na Praia do Forte e que completa em breve 30 anos de atividades, a população que frequenta águas brasileiras já se aproxima dos 17.000 animais. Essa recuperação populacional das jubartes, que tem na costa baiana uma das suas principais áreas de reprodução no Hemisfério Sul, é que está permitindo o crescimento do Turismo de Observação de Baleias como fonte sustentável de geração de emprego e renda, e segundo o Projeto agora é a hora de Salvador também ganhar com essa atividade que atualmente já gera mais de dois bilhões de dólares ao redor do mundo.

Com vistas a ampliar a promoção da avistagem de baleias entre os soteropolitanos e turistas e registrar imagens e dados de comportamento dos animais, o Projeto Baleia Jubarte irá realizar algumas saídas duran te a temporada. Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Enrico Marcovaldi, “a Bahia já está se firmando no cenário brasileiro e mesmo internacional como polo de avistagem turística de baleias, com operadoras em Caravelas, Porto Seguro, Praia do Forte e outros locais. A presença cada vez mais regular das jubartes em frente a Salvador representa uma nova e importante atração para a cidade, capaz de atrair turistas de alto poder aquisitivo e interessados, além da cultura e das praias, em desfrutar desse espetáculo da natureza marinha brasileira”.


Segue os contatos das operadoras parceiras do Projeto que realizam os passeios: 

Shark Dive : www.sharkdive.com.br | 71 32417690

Dive Bahia: www.divebahia.com.br | 71 3241 7690

Ricardo Capitão : Ricardo Guimarães | 71 9 9654 9250


As baleias Jubarte estão na região de Salvador anualmente em seu período de reprodução, que vai de julho a outubro, e podem ser avistadas principalmente fêmeas acompanhadas de filhotes além de grupos de acasalamento, cujos movimentos vigorosos na superfície fazem a alegria dos observadores.