Política

LAVAGEM DO BONFIM: 280 ANOS SEM ELEVADOR E COM 79 GRUPOS CARNAVALESCOS

A carnavalização da lavagem volta a ser preocupante e na época de Imbassahy havia até trios elétricos que foram proibidos
Tasso Franco ,  Salvador | 15/01/2025 às 19:01
Reforma sem fim
Foto: BJÁ
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Lavagem do Bonfim completa 280 anos. Depois de Corpus Christi é a mais antiga manifestação religiosa de Salvador ainda que, na atualidade, seja mais profana do que religiosa. E a Prefeitura de Salvador levou tão a sério o dizer de que, "quem tem fé vai a pé" deixando fora do evento o Elevador Lacerda, em reforma. Parece que não acaba nunca. Já tem mais de 1 anos e envolve investimentos de R$11 milhões.

  2. Se essa reforma - pintar o elevador e azeitar as cabines - fosse no Japão ou na China no máximo duraria dois a três meses. Ainda bem que o prefeito Bruno Reis da última vez que falou sobre a reabertura do elevador disse que, talvez, fosse reaberto dia 16 de janeiro, porém, não garantiu. Pelo menos foi sincero. Ariscar uma nova data fica dificil. A cidade terá outro evento grande no Carnaval, no inicio de março. Quem sabe, até lá, reabre.

  3. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a obra civil do equipamento foi concluída na última semana e a Otis, empresa responsável pela manutenção das cabines, segue trabalhando na finalização eletromecânica, com previsão de entrega para o final deste mês.

                                                                                 ****
   4. Estão previstos os desfiles de 79 entidades na lavagem do Bonfim e foram cadastradas junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur. Dentre elas estão o Rixô Elétrico, Ska Reggae, Malê Debalê, Bloco da Saudade, Muzenza, Orixalá e Amor e Paixão. É preciso ter cuidado com essa canravalização do Bonfim.

   5. As entidades, associações culturais, músicos, fanfarras, bloquinhos carnavalescos e demais agremiações ficarão concentradas na Avenida Contorno até a Praça dos Tupinambás, a partir da 0h desta quinta-feira (16). A saída dos bloquinhos e entidades ocorrerá após o Ato de Fé, que será realizado das 8h às 9h na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

   6. Entre as entidades que irão desfilar estão os já tradicionais Associação Afoxé Filhos de Gandhy e o bloco Ilê Aiyê; os Blocos Afro Muzenza e Malê Debalê; Bloco Amor e Paixão; a Escola de Samba Filhos da Feira; o grupo percussivo Orixalá, com Gerônimo, e os bloquinhos percussivos Proibido Proibir e Bloco da Saudade. Os grupos seguirão representando a cultura baiana no percurso até a Colina Sagrada.

   7. Dentro da programação da Lavgem do Bonfim, às 6h30min, será dada a largada da Corrida Sagrada, evento realizado pela Federação Bahiana de Atletismo (FBA) e que faz parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador. Às 7h, a 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” sairá da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, com fiéis e membros da Devoção ao Senhor do Bonfim.

   8. Na Basílica da Conceição da Praia haverá um coral, a partir das 8h, com regência do maestro David. Às 9h, o grupo vai entoar o Hino ao Nosso Senhor do Bonfim e uma queima de fogos será realizada na rampa do Mercado Modelo.

   9. No início da tarde, o reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, transmitirá uma mensagem da janela central da basílica, na Colina Sagrada, e concederá a todos uma benção. Com a chegada do cortejo da baiana, se concretizará o ponto alto da celebração, que é a lavagem das escadarias da igreja com água de cheiro.

  10.  O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio de uma parceria com a Embasa, vai distribuir 43.200 mil copos biodegradáveis de água durante a Lavagem do Bonfim, que acontece na capital baiana nesta quinta-feira (16). Os postos de hidratação estão localizados na Conceição da Praia, Calçada, no Posto Almeida Couto (quartel do CBMBA), no largo de Roma e na Avenida Dendezeiros, em frente a Auditoria Militar.  

  11. "Já temos parceria com a Embasa em outros momentos e essa distribuição de água é essencial para que os fiéis tenham uma boa hidratação durante o percurso. Estamos num período muito quente e esse cuidado é essencial. Além disso, chamamos atenção também para uma alimentação leve e saudável, aliado ao uso de roupas leves", disse a tenente-coronel BM Lutiane Matos.

   12. “Para a Embasa, é uma grande alegria estar presente em uma festa popular tão importante para os baianos. A água que vamos distribuir é produzida pela própria Embasa, em nossa estação de tratamento em Dias D'Ávila. 

   12. Este ano, com um diferencial: o material dos copos de água é biodegradável com decomposição rápida e sem resíduos tóxicos. Além disso, a tampa, feita com papel alumínio, é reciclável”, afirma o presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida. 

  13. Esta é a primeira ação de hidratação da Embasa com copos plásticos biodegradáveis, adotados pela empresa desde dezembro de 2024. Enquanto um copo plástico convencional pode levar até 200 anos para se decompor, os copos biodegradáveis adotados pela Embasa se degradam em cerca de dois anos, reduzindo drasticamente o tempo de permanência no meio ambiente e minimizando os danos causados pelos resíduos plásticos. 

  14. Além de proporcionar uma alternativa mais sustentável, os novos copos garantem que, após o descarte, o processo de decomposição ocorra de forma mais rápida e sem deixar resíduos tóxicos.

   15. O governador Jerônimo avisa que vai participar da lavagem e o prefeito Bruno Reis também. Os politicos - de uma forma geral - também participarão junto aos seus blocos partidários. Governador e prefeito desfilam em blocos separados.

   16. Os servidores públicos anunciam que vão fazer várias manifestações. Uma delas, que consideram a mais importante, um apelo ao governador e ao santo dos santos para melhorar o atendimento do Planserv. Sindicalistas também aparecerão por lá com seus blocos. 

   17. As carroças puxadas por burros e jegues estão proibidas. Já foram destaque nas festas do passado, mas, com o passar dos anos foram suprimidas. Os bicicleteiros e os cavaleiros ainda resistem, mas, não são muitos como antigamente. 

   18. As personalidades folclórias da cidade também desfilam no cortejo muitos torcedores chamados de "doentes" ou "fanáticos" com vestimentas estilizadas do Bahia, desde superman e "lourinhos", e a Banda de Reginaldo de Xangô regida por sua filha (tb trombonista) é sempre um destaque.

   19. A fé das baianas com suas jarras e quartinhas d'água é intensa a depender do pró-labore das instituições de turismo do estado e da Prefeitura. Não existe festa religiosa católica sem gorjetas, quemesses e foguetes.

   20. O retorno da imagem do santo para a basílica do Bonfim se dará de barco. É também uma questão de segurança. Com tanta gente e essa muvusa imensa não dá para levá-la num andor como acontece com a santa de Nazaré, no Belém do Pará.