Ternos de Reis se apresentaram no Largo da Lapinha
Tasso Franco , Salvador |
05/01/2025 às 18:22
A festa de Santos Reis na Lapinha
Foto: Sara Gomes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Com o tema "Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador", a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Largo da Lapinha, Salvador) celebra a tradicional Festa de Reis - Solenidade da Epifania do Senhor -, com uma programação especial, que conta com tríduo, desfile dos Ternos de Reis e Missas.
2. Nos dias 3 e 4, às 19h; e 5 de janeiro, às 18h, os fiéis participaram do tríduo, sempre na Matriz. Na última noite das celebrações em preparação ao Dia de Reis (5), após a Missa aconteceu a bênção das casas e das barracas da festa, seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha.
3. Já no dia solene, 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada às 6h; oração do Terço às 7h30; Missas às 8h (esta pelo aniversário do Terno Anunciação) e às 11h; momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, às 15h; apresentação do Coral da Polícia Militar, às 18h; e Missa, às 19h, encerrando os festejos.
4. A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.
5. Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
6. A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo.
****
7. O prefeito Bruno Reis dará posse nesta segunda-feira (6) à nova secretária municipal de Reparação (Semur) durante solenidade que será realizada no terraço da Casa das Histórias, na rua da Bélgica, 2, no Comércio, a partir das 9h30.
8. Assume o posto Isaura Genoveva, que substitui a secretária Ivete Sacramento, titular da pasta ao longo dos últimos 12 anos, quando deu uma contribuição fundamental para a construção de diversas políticas públicas para Salvador, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa.
9. Isaura Genoveva é advogada, pesquisadora, mestranda em direito pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Ekedi do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca.
*****
10. É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do auditor fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA), Josemar Bitencourt Santos Silva. Aos 78 anos, Josemar faleceu no Hospital Português, em Salvador, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há 15 dias, em Vitória da Conquista.
11. “O colega era um participante ativo de nossas reuniões e encontros, sempre contribuindo com sua experiência e sabedoria. Sua presença fará muita falta entre nós e certamente será lembrado com carinho e respeito por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento difícil”, diz em nota o Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia (IAF).
12. O mês de janeiro traz consigo uma proposta especial: refletir sobre a saúde mental e emocional. Com o tema "O que fazer pela saúde mental agora e sempre?", a campanha Janeiro Branco 2025 mobiliza servidores da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e toda a comunidade escolar para a importância do bem-estar emocional.
13. Através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), a iniciativa promove palestras, rodas de conversa e ações educativas, unindo profissionais da saúde e educadores em prol dessa causa essencial.
14. Com ações voltadas para servidores e estudantes da rede estadual de ensino, o Janeiro Branco reforça que saúde mental não é apenas ausência de doença, mas a presença de qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar.
15. A iniciativa da SEC busca inspirar a comunidade escolar a adotar práticas que priorizem o cuidado emocional. Entre as atividades propostas, destacam-se as rodas de conversa que aproximam servidores, estudantes e profissionais especializados.
16. Esses momentos de troca proporcionam um espaço acolhedor para compartilhar experiências e discutir estratégias de enfrentamento ao estresse, ansiedade e outros desafios emocionais, conforme explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.
17. “Janeiro Branco convida todos a falarem sobre sentimentos, preconceitos, medos e esperanças, contribuindo para um mundo mais empático e saudável. A campanha visa estimular a valorização da saúde mental, promovendo discussões sobre cuidados emocionais, frequentemente negligenciados”.
18. As ações realizadas pelo PASVAP reforçam o compromisso da SEC com o cuidado integral dos servidores da rede estadual. Em 2024, o programa promoveu atividades em 519 unidades escolares de 181 municípios baianos, realizando diversas oficinas, que contaram com a participação de 60.392 pessoas, entre estudantes, professores, 2.873 familiares e gestores e realizou 9.844 acolhimentos individualizados de psicologia.
19. Sobre a campanha - Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco se consolidou como uma ação nacional de conscientização sobre saúde mental. Aproveitando o início do ano, momento propício para reflexões e novos planos, a iniciativa incentiva o autocuidado emocional e a busca por equilíbrio.
20. Este ano, a SEC distribuirá um folder informativo com dicas práticas para manter a saúde mental em dia, além de divulgar contatos de instituições que oferecem atendimento psicológico gratuito ou com valores acessíveis.