Política

GOVERNADOR EXONERA DIRETORA DO IPAC QUE TERÁ OUTRO CARGO NO GOVERNO

Atritos entre duas personalidades do governo Jerônimo resulta no afastamento de Luciana Mandelli do IPAC
Tasso Franco ,  Salvador | 17/04/2024 às 18:32
Luciana Mandelli é quadro histórico do PT e estaria em atritos com Bruno Monteiro
Foto: Redes Sociais
      Uma queda de braço entre o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, indicado para o cargo pelo senador Jaques Wagner, e a vice-presidente do PT na Bahia, Luciana Mandelli, diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) diz-se que indicada por Rui Costa, resultou na exoneração da diretora. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que Luciana vai ocupar outra missão no governo.

     O chefe de gabinete da Secretaria de Cultura (Secult), Marcelo Ferreira Lemos Filho, foi designado para cumulativamente responder pelo expediente do IPAC. Há muita especulação sobre o que teria acontecido, mas, a chegar a esse ponto (a exoneração tem que passar pelo governador) o clima entre os dois estava insustentável. Causou surpresa no âmbito do PT que a exoneração na Cultura tenha sido somente de Luciana quando se esperava uma dança de cadieras mais ampla.
  
     Na SSP, segundo publicado no DO as mudanças foram maiores.  Foram quase 20 demissões, envolvendo: tententes, sub-tententes, delegados, investigadores de polícias, capitães,  coronéis, a exemplo de Anailton Maurício Costa, que exercia o cargo de chefe da Casa Militar do Governador, dentre outras patentes.

Chamou atenção também o nome na lista do delegado de polícia Civil, Classe Especial,Adailton Adan, do cargo de Assessor Técnico, símbolo DAS-3, do Departamento Especializado de Investigações Criminais, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

CORREIO

Segundo sempre os petistas, Bruno Monteiro tinha combinado com Jerônimo de que iria “mudar tudo na Cultura de uma só vez”. Ou seja, o secretário trocaria os comandos do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e outras diretorias.

Nesta quarta-feira (17), houve, entretanto, apenas a saída de Luciana Mandelli do Ipac, o que causou um mal-estar dentro da Secretaria de Cultura da Bahia. A justificava dada por ele para descumprir o acerto foi “erro burocrático”, conforme relataram petistas à coluna.

Mandelli é ex-vice presidente do PT Bahia e deve assumir novas funções, segundo disse o próprio governador nesta quarta-feira. A assessoria de comunicação da Secult foi procurada pela coluna para comentar o assunto, mas ainda não houve retorno.

A TARDE

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 17, durante cerimônia de autorização para o início da segunda etapa das obras de requalificação da Feira de São Joaquim, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) justificou a exoneração de Luciana Mandelli do cargo de diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

“Fazer as movimentações dentro do governo é natural. O partido, junto com o secretário Bruno Monteiro, dialogou sobre a necessidade de Luciana Mandelli assumir outra missão”, disse. Conforme o Diário Oficial do Estado (DOE), Marcelo Ferreira Lemos Filho foi o escolhido para responder pelo expediente do IPAC.

Assim como o presidente estadual do PT, Éden Valadares, Jerônimo Rodrigues não revelou qual será a nova atribuição de Luciana Mandelli no governo. “Nós estaremos fechando essa semana e publicaremos logo de imediato a nomeação dela”, alegou.

“Quem acompanhou Luciana em outras missões sabe. Luciana é um quadro político do partido e estava assumindo um papel importante no IPAC, organizando a cultura. Fecharemos logo de imediato o próximo ambiente em que ela irá contribuir”, concluiu.