Política

ALBA RECEBE PL QUE IGUALA SALÁRIOS DE PROFESSORES INDIGENAS AOS DEMAIS

Governador Jerônimo Rodrigues vai a Assembleia na quinta-feira,11hs
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/04/2024 às 19:59
Materia será analisada pelos deputados estaduais
Foto: Vaner Casaes
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Jerônimo Rodrigues levará pessoalmente ao Parlamento o projeto de lei que equipara os salários dos professores indígenas aos demais integrantes do magistério, cumprindo compromisso assumido na campanha eleitoral passada. O anúncio da visita governamental foi feito pelo líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), que observou a justeza da matéria, reivindicação antiga dos professores indígenas.

  2. O chefe do Executivo será recebido pelo presidente Adolfo Menezes na sede do Legislativo às 11h desta quinta-feira (17), entregando a proposição em mãos e o despacho que inicia a tramitação formal do projeto de lei será imediata, conforme ocorreu em ocasiões idênticas na gestão do governador Jerônimo Rodrigues.

  3. Esta é a terceira vez que o chefe do Executivo virá à Assembleia para entregar diretamente aos deputados estaduais matéria que considera como prioritária. Em novembro, o governador Jerônimo Rodrigues agiu assim quando encaminhou o projeto de lei que criou o programa Bahia Sem Fome. 

   4. Depois, trouxe até a ALBA o programa de combate à violência, o Bahia pela Paz, substituto do Pacto pela Vida, que reúne um conjunto de projetos e atividades desenvolvidos por diversos órgãos do poder público estadual e sociedade civil, em apoio à população mais vulnerável – promovendo a redução da criminalidade e da violência.

  5. “Agora, mais do que cumprir o compromisso assumido, o chefe do Poder Executivo atende a uma reivindicação antiga dos professores criando uma paridade, ao eliminar uma distorção antiga”, disse o líder do governo. Para o deputado Rosemberg Pinto, esse ato extremamente importante acontece justamente na semana em que tradicionalmente se comemora o Dia do Índio, reconhecendo que muito ainda há que se fazer, mas demonstrando que o Governo da Bahia está atento às reivindicações.

  6. O prefeito Bruno Reis participa nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Convenções de Salvador, da abertura da edição do Nordeste do Connected Smart Cities, maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do país. O evento terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes, entre eles o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

  7. O Connected Smart Cities vai abordar temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

  8. A Embasa divulgou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17) mais uma lista com a convocação de mais 35 candidatos para diversas localidades da empresa aprovados do concurso público de 2022. Desde abril de 2023, já foram convocadas 962 pessoas.

  9. Os convocados devem comparecer na data e horários estabelecidos no edital na unidade da Embasa no Rio Vermelho, na Av. Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, para apresentação de documentos. Caso o candidato não compareça ao local, data e horário especificados estará eliminado do Concurso Público.

  10. A lista pode ser acessada no site da Embasa, no endereço www.embasa.ba.gov.br e clicar em Embasa > Pessoas > Concurso Público > Concurso 2022. 

  11. O concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), prevê o preenchimento de 930 vagas distribuídas entre funções de nível médio, técnico e superior, além do cadastro de reserva. Ao todo, o edital contempla 19 funções distribuídas em 167 municípios baianos.

 12. Criatividade é a palavra de ordem do evento que o Boulevard Shopping receberá a partir desta sexta-feira (19). O empreendimento será um dos palcos do World Creativity Day, considerado o maior festival colaborativo do gênero. Entusiastas do conhecimento e da inovação terão a oportunidade de participar de uma programação diversificada, que inclui palestras, painéis, workshops, oficinas, exposições e rodas de conversa.

  13. A partir da temática das "Inteligências Plurais", o festival busca evidenciar a diversidade de conhecimentos e valorizar a riqueza dos talentos humanos em suas múltiplas formas. Mais de 50 profissionais e especialistas, provenientes de diversas áreas, irão compartilhar suas reflexões sobre temas como criatividade, inovação, sustentabilidade, educação, artes, desenvolvimento pessoal e negócios.  

  14. No Boulevard, a programação terá início na sexta-feira, com uma oficina de coleta consciente de resíduos. Aldene Mota, presidente da Limpeza Pública de Camaçari (LIMPEC), e Gessica de Cerqueira Alves, coordenadora administrativa e financeira da instituição, farão demonstrações práticas de todo o processo, a fim de destacar a importância da separação e destinação correta dos materiais. A atividade será realizada das 9h às 10h.

  15. O shopping também acolherá a mostra "Expor Soluções Sustentáveis", um espaço dedicado à educação ambiental, com foco em integrar a criatividade e a sustentabilidade, para buscar estratégias eficazes e que possam ser adotadas pelos participantes em suas comunidades. A exposição ficará disponível na sexta, no sábado (20) e no domingo (21), das 9h às 18h.

  16. "São meses de preparo para que Camaçari viva essa experiência incrível que é o Festival. Faltam poucos dias para uma jornada de conhecimento, inovação, conexões e o principal de tudo, criatividade. Nós montamos uma programação diversificada, para que pessoas de todas as idades possam mergulhar nesse universo. O Boulevard abriu as portas para fazer parte desse ecossistema”, pontua Wash Malik, um dos organizadores do evento.

  17. O festival é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever através do endereço: worldcreativityday.com, onde também é possível verificar a programação completa.

  18. No dia 21 de abril, último dia do evento, é também quando se comemora a data de inspiração do festival: o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. A celebração passou a ser festejada em todo o planeta, a partir de uma resolução aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover cooperação econômica, social, educacional e na área de saúde em escala global.