Política

CASO BINGO GALINHA: CONSELHO ÉTICA DA ASSEMBLEIA SERÁ INSTALADO QUARTA

PL do deputado presidente da Assembleia estabelece que Irará é a capital do couro
Tasso Franco , Salvador | 16/04/2024 às 17:29
Adolfo Menezes com Tiago Correia relator do projeto de Irará
Foto: Sandra Travassos
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Após pressão do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, que deseja analisar o comportamento ético do deputado Binho Galinha, os deputados indicados pelos líderes para comporem a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa vão se reunir, nesta quarta-feira (17), às 14h, para instalação e eleição do presidente e vice-presidente do colegiado. A reunião acontecerá no Salão Nobre da ALBA e marcará o incio dos trabalhos da colegiado.

  2. ó a partir da instalação e da eleição do presidente e do vice é que a comissão poderá definir sua pauta de trabalho, horário e dia de reunião ordinária. O colegiado terá como membros titulares os deputados Alex da Piatã (PSD), Antonio Henrique Jr. (PP), Euclides Fernandes (PT), Marcelino Galo (PT), Vitor Bonfim (PV), Sandro Régis (UB), Samuel Junior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB). Os suplentes serão os deputados Angelo Coronel Filho (PSD), Fabíola Mansur (PSB), Nelson Leal (PP), Marcinho Oliveira (UB), Raimundinho da JR (PL), Robinho (UB), Emerson Penalva (PDT) e Kátia Oliveira (UB).
   
   3. Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, o município de Ipirá passa a ter o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”. Projeto de Lei com este objetivo foi aprovado na sessão desta terça-feira (16.04), em dois turnos e por unanimidade dos parlamentares presentes. “Caberá ao Poder Executivo criar politicas e programas de incentivo à produção, como instrumento de desenvolvimento territorial”, destacou o presidente da ALBA.

  4. De acordo com o chefe do Legislativo baiano, o Projeto também institui o Festival do Couro, a ser realizado anualmente, no mês de abril, em Ipirá, com a finalidade de dar visibilidade à produção e na data do Festival será realizada, simultaneamente, a Exposição Estadual do Couro – EXPOCOURO, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva. O Festival do Couro será reconhecido como manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município.

   5. Relator do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Euclides Fernandes (PT) ressaltou que a proposição de Adolfo Menezes fundamenta-se na existência de três curtumes de couro em funcionamento em Ipirá, contribuindo para a cadeia produtiva do couro artesanal e industrial, com suas respectivas tecnologias. Fernandes destacou que além disso, os Polos Industrial e Comercial geram em media 7 mil empregos, diretos e indiretos, por meio das lojas de fábrica e artefatos de couro. No plenário, a relatoria coube ao deputado Tiago Correia (PSDB).

  5. O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, ajuizou ontem, dia 9, ação civil pública contra o Instituto Ação Brasil em razão da divulgação de falso edital de seleção para vagas de emprego ou formação de cadastro reserva com promessa de contratação dos candidatos aprovados para trabalharem em qualquer um dos 417 municípios do Estado da Bahia.

  6.  “Não se têm notícias de alguém que, de fato, assumiu um posto de trabalho em decorrência da participação no referido certame. Ou seja, os candidatos nunca foram convocados. Além disso, as vítimas do engodo sequer tomaram conhecimento do gabarito ou das suas posições na lista de classificados”, destacou a promotora de Justiça Joseane Suzart.

  7. Na ação, o MP requer que a Justiça determine que o Instituto Ação Brasil cumpra o disposto no artigo 6o, da Lei Federal n. º 8.078/90, a respeito da prestação de informações adequadas e claras, sobre os diferentes produtos e serviços, com a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentam; e não realize práticas de oferta/publicidade enganosa a fim de captar clientes, não induzindo em erro os consumidores a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço, e quaisquer outros dados sobre seus produtos e serviços.

   8. Em mais um ano consecutivo, a tradicional Micareta de Feira de Santana, acontece desta quinta-feira (18) até domingo (21). Com o objetivo de promover a saúde dos foliões, a partir do sexo seguro, a ação ‘CAMISINHA TÁ NA MÃO’, distribuirá durante os quatro dias de festa, 500 mil preservativos masculinos e femininos, além de folhetos informativos, com orientações e informações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Promotores estarão distribuídos em pontos estratégicos, de grande circulação de foliões.

  9. Além da distribuição de preservativos, o posto de testagem localizado na Antiga Norauto, estará disponível durante todos os dias da folia, com equipes capacitadas para realizar os testes. Em caso de teste positivo, o paciente contará com assistência social e encaminhamento para consulta posterior.

  10. Essa ação é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde e da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia.

  11. Alcançar os 83 anos de vida já é motivo suficiente para comemorar. Imagine, então, se a celebração for feita em forma de turnê, no caso de Roberto Carlos que, além de completar a referida idade no dia 19, também fará o show Eu Ofereço Flores, no Arena de Convenções Mercado Pago Hall (Rua Capivari, s/n – portão 23), em São Paulo, às 21h. Um dos fundadores da Socinpro, entidade que representa e defende o direito dos artistas e compositores, o Rei promete uma experiência única, repleta de emoção e música que toca a alma.

  12. A relação entre Roberto Carlos e a Socinpro vai além do profissionalismo e dura desde o início da entidade, em 1962. Além da iniciativa de fundá-la, junto a nomes como Maysa, Jair Rodrigues e Carmem Miranda, ele foi um dos primeiros a ganhar o Troféu Socinpro, na década de 1980, selando uma conexão enraizada na paixão pela música e no compromisso mútuo com o respeito aos direitos autorais. 

  13. Um exemplo dessa parceria de longa data é a inclusão de sua música coletânea da entidade Campeões de Execução, em 1986, demonstrando que a entidade sempre garantiu o seu reconhecimento e a proteção adequada de sua arte

  14. A Fatal Model, principal plataforma de acompanhantes do país e patrocinadora do EC Vitória, está preparando uma ação especial para os torcedores rubro-negros. Para celebrar a parceria e o aniversário do clube, comemorado no dia 13 de maio, a empresa irá presentear um torcedor com um Fiat Mobi 0 km por meio de um sorteio. O anúncio oficial da promoção aconteceu nesta terça-feira (16).

  15. Para participar da promoção, os torcedores devem realizar inscrições através do site. Ao se cadastrar, o torcedor recebe um card com um número de inscrição. O candidato ainda deve realizar uma postagem, em formato de foto ou vídeo, mencionando Fatal Model e Vitória, e explicando por que merece levar o prêmio. A publicação deve estar acompanhada da #TorcedorFatal e pode ser feita no Instagram, Facebook, Twitter ou TikTok até o dia 13/05, data do aniversário do Vitória. No dia da apuração, o perfil do participante deverá se manter aberto, para que a participação seja validada. 

  16. O sorteio será realizado no dia 16/05. Já a entrega do carro está prevista para acontecer em um evento no Estádio do Barradão. Durante o período da promoção, ainda acontecerá uma série de ações, que em breve serão anunciadas, com a participação de influenciadores ligados ao clube baiano.

  17. O objetivo da iniciativa da Fatal Model é presentear a torcida rubro-negra, que vive a expectativa da reestreia do Vitória na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A ação, inclusive, já havia sido anunciada no final do ano passado, após a confirmação do acesso. Na ocasião, a presença do carro içado e a distribuição de brindes em frente ao Barradão agitou os torcedores antes de uma partida da equipe. 

  18. “Desde o início da parceria, o Vitória e os torcedores se mostraram muito dispostos a apoiarem nossa causa. A iniciativa surgiu para retribuir esse apoio e presentear uma torcida extremamente apaixonada pelo time. Temos certeza de que será uma ação memorável para os rubro-negros”, comenta Nina Sag, porta-voz da Fatal Model.