Política

SALVADOR É LIDER DA GERAÇÃO DE EMPREGOS ENTRE CAPITAIS DO NORDESTE

Maior festival de inovação e economia criativa do Brasil, o Rio2C, que acontece de 04 a 09 de junho deste ano no Rio de Janeiro (RJ)
Tasso Franco ,  Salvador | 28/03/2024 às 19:06
Salvador lider em emprego com Bruno Reis
Foto: BJÁ
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751 novas vagas criadas desde o início do ano. Com isso, a capital baiana é a cidade que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada nas regiões Norte e Nordeste no primeiro bimestre de 2024 e a terceira do Brasil nesse quesito.

 2. Os dados são do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quarta-feira (27). O setor de serviços liderou a criação de empregos, com 10.038 postos formais, seguido da construção, com 1.886. 

3. No país, a capital baiana ficou atrás apenas de São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Salvador, inclusive, gerou mais empregos formais neste primeiro bimestre do ano do que a Bahia, que tem um acumulado até agora de 9.548 vagas criadas. 

4. O desempenho de Salvador em fevereiro de 2024 é inclusive melhor do que o registrado pela capital baiana no mesmo mês do ano passado, quando criou 2.069 empregos. Ou seja: o aumento em fevereiro de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado é de quase 130%. 

5. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, afirmou que o resultado positivo da capital baiana é fruto das diversas políticas de atração de investimentos e capacitação da mão de obra. Ela citou iniciativas como o programa Invista Salvador, os cursos ofertados pelo programa Treinar para Empregar e ações voltadas para o setor de tecnologia, como o Salvador Tech. 

6. “O que estamos vendo é o resultado de uma série de políticas públicas voltadas para a geração de emprego em Salvador. Estas políticas vão desde a atração de novos negócios, passando pelas ações de treinamento e capacitação, até mesmo os robustos investimentos feitos pela Prefeitura na cidade, melhorando a infraestrutura e os serviços públicos essenciais”, salientou. 

7. Ela também destacou as iniciativas de desburocratização e de incentivos para a atração de negócios. “Salvador hoje está entre as três capitais com o melhor desempenho no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, com 767 atividades consideradas de ‘baixo risco A’. Além disso, o tempo médio de abertura de empresas em Salvador caiu de 6h para 4h. Vale citar ainda que nesta semana a Prefeitura regulamentou um programa para atrair empresas de logística através de novos incentivos fiscais. O resultado do Caged mostra que estamos no caminho certo”, frisou.
                                                                             *****
 8. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) ser "grave" que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela.

  9. Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer (entenda abaixo).

  10. As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

  11. Maior festival de inovação e economia criativa do Brasil, o Rio2C, que acontece de 04 a 09 de junho deste ano no Rio de Janeiro (RJ), está com votação aberta para selecionar oito artistas para se apresentarem no espaço exclusivo do PitchingShow. Entre os nomes que estão na corrida para participar do evento, está o cantor cruz-almense Uh! Neto, o único baiano selecionado pela Comissão da Música do Rio2C para concorrer a uma das oitos vagas. 

  12. “É uma honra ter sido selecionado para participar de um evento tão grandioso como o Rio2C. Estou muito grato de representar a Bahia nessa seleção. Espero poder levar a música baiana para o Rio de Janeiro e também outros cantos do Brasil”, ressalta Uh! Neto,

  13. Ao todo, doze concorrentes foram pré-selecionados para concorrer a uma participação no Rio2c. Na disputa, que é decidida pelo voto do público, estão Uh! Neto, Aísha, Ana Gabriela, Anna Pêgo, Bela Maria, Bia Nogueira, Concê, Luciane Dom, Mariana Nolasco, MC Lizzie, Morcego e Youn.

  14. Cases de sucesso de Salvador foram destaque nesta terça-feira (26) durante a abertura do 3º Simpósio Internacional de Iluminação Pública e Smart Cities (SIIPE), que reúne os maiores especialistas do setor para discutir as novidades da área, no Gran Hotel Stella Maris, até esta quarta-feira (27).

  15. No evento, que é o maior encontro de iluminação pública e cidades inteligentes do Norte e Nordeste, o diretor de iluminação de Salvador (DSIP), Angelo Magalhães, destacou o sucesso dos programas e projetos executados na capital baiana. Referência em iluminação pública no país, Salvador é a primeira capital do Brasil 100% LED, com recursos próprios.

  16. “Esse grande feito nos gabarita para hoje ter a honra de sediar um evento desse porte. Programas como o Iluminando Nosso Bairro, Clareou, é Gol e o Meu Ponto Iluminado são experiências positivas de uma gestão que tem eficiência fiscal e bom emprego do dinheiro público. Nossa cidade é modelo para diversos municípios brasileiros e do mundo”, afirmou Magalhães.

  17. O SIIPE 2024 debate o crescimento das cidades brasileiras e inovações no campo da iluminação pública, energias renováveis, tecnologias, conectividade e sensibilidade ambiental. Maior encontro de iluminação pública já realizado no norte e nordeste, o evento apresenta as soluções que moldam a nova era de cidades mais inteligentes e sustentáveis do mundo.

  18. Na quarta-feira, o gerente de projetos da Diretoria de Serviços de Iluminação (DSIP), Igor Moreira, vai mediar o painel que debate Tecnologias Modernas e Eficientes na Iluminação Pública. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Salvador, terá quase 30 palestrantes nos dois dias de encontro. 
O senador Jaques Wagner (PT) teve uma reunião, ontem (27), com o prefeito Elmo Vaz (PSB), em Brasília (DF). Elmo Vaz delineou o panorama, destacou a união da base e confirmou Murilo Franca, atual secretário de Governo e recém-filiado ao PSB como o pré-candidato escolhido pelo grupo para concorrer este ano.

  19. Elmo Vaz está em seu oitavo ano de mandato. No último pleito, em 2020, foi reeleito com a maior frente da história da cidade, superando mais de 5 mil votos de diferença.

  20. “Irecê deve continuar  nos trilhos do desenvolvimento. E com essa finalidade vamos trabalhar para manter nosso grupo unido e forte para disputar as eleições deste ano”, disse Elmo Vaz.
 
  21. "Elmo Vaz contribuiu muito para Irecê. E  meu pré-candidato a prefeito é Murilo e certamente será o pré-candidato de Jerônimo. Estamos aguardando a definição do vice, e então tomaremos uma decisão para manter Irecê no caminho do progresso e da política saudável, que é o que o Brasil precisa hoje", afirmou Wagner.