Política

LE MONDE DESTACA VISITA DE MACROM AO PARÁ E POSIÇAO DA FRANÇA NA AL

Com Le Monde informações
Tasso Franco , Salvador | 26/03/2024 às 12:38
Visita de Lula a Paris, em 2023
Foto: AFP
    O gesto é raro o suficiente para ser destacado. Emmanuel Macron, que inicia visita de estado de três dias ao Brasil na terça-feira, 26 de março, será recebido pessoalmente em Belém, capital do estado do Pará, na Amazônia, por Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar dos 78 anos, o presidente de esquerda não hesitou em fazer esta longa viagem de 1.600 quilómetros para receber pessoalmente o seu convidado. Um sinal da importância dada a esta chegada e do aquecimento das relações entre os dois países.

Temos que recuar a 2016 e ao mandato de François Hollande, oito longos anos, para encontrar vestígios de uma visita de um presidente francês ao Brasil (e até 2013 para uma visita de Estado). Um eclipse principalmente devido ao tumultuado mandato de Jair Bolsonaro (2019-2023), que não hesitou em insultar copiosamente Emmanuel Macron e a sua esposa durante uma crise diplomática sem precedentes em 2019, num cenário de incêndios na Amazónia.

Para Emmanuel Macron, trata-se de estabelecer uma posição segura na América Latina, uma área largamente negligenciada pela diplomacia francesa desde a sua chegada ao poder, mas também de mostrar a sua proximidade a Lula. Os dois homens já se encontraram diversas vezes e costumam sentar-se lado a lado em eventos internacionais, por ordem alfabética. Foi o que aconteceu durante a coroação de Carlos III, em maio de 2023.