Política

INFECTADOS ATIVOS PELA COVID NA BAHIA VOLTAM A PASSAR DE 3.100 CASOS

Nova variante da África do Sul preocupa os cientistas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/11/2021 às 19:13
Vacinação em Lauro de Freitas
Foto: Lucas Lins
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 744 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 550 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (26) também registra 7 óbitos. Dos 1.258.356 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.227.969 já são considerados recuperados, 3.110 encontram-se ativos e 27.277 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.623.216 casos descartados e 254.629 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.520 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

6. Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                  *****
7. O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, será inaugurado nesta segunda-feira (29), às 9h, pelo governador Rui Costa, acompanhado pela secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. A unidade vai funcionar como referência para toda a região sul da Bahia, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. Durante a viagem, o governador assinará ordem de serviço para construção de 18 quilômetros da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

8. Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o hospital possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

9. A secretária da Saúde do Estado explica que a nova unidade está estruturada para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. 

10. “Será garantido atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério; atenção especializada em pediatria, além de certificação como ‘Hospital Amigo da Criança’”, ressalta Tereza Paim.

11. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - Capítulo Bahia (ABAP-BA), Americo Neto, está confirmado no Scream Festival 2021. O evento de criatividade, que é o maior do Norte e Nordeste será presencial e conta com inscrições abertas em plataforma virtual. 

12. No dia 4 de dezembro, Americo Neto irá compor a mesa que irá debater o tema "Desmonetizando os discursos de ódio e a desinformação". O debate será mediado por André Santana e também contará com Pedro Lucena (Abayomi), Leonardo Leal e Mayara Stelle (Sleeping Giants). 

12. "O Scream é um festival moderno, atualíssimo e sempre apresenta temas quentes e importantes para o mercado da comunicação. É um orgulho para a Bahia e para o Brasil. Me convidaram mais uma vez esse ano e me colocaram num grande desafio: participar de um dos painéis de encerramento do evento, com o tema Fake News. Recomendo e indico o Scream para todos aqueles que estudam ou trabalham na área de comunicação", comenta Americo Neto. 

13. O governador Rui Costa visita o município de Jeremoabo neste sábado (27), às 9h, para inaugurar a estação retransmissora da TVE Digital e TV Educa Bahia. Rui também vai autorizar a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), a celebrar convênio com a Prefeitura local para realizar a pavimentação asfáltica na entrada da cidade.

14. A obra de pavimentação tem investimento de previsto de R$ 461 mil e vai contemplar um total de 6,6 mil metros quadrados das seguintes vias: Avenida Barão de Jeremoabo (trecho 1), Avenida Barão de Jeremoabo (trecho 2) e Trevo (trechos 1, 2, 3 e 4).

15. “Bahia, meu país”. Essa forma de se referir ao estado não é à toa quando se trata de um território feito de mar, sertão, cerrado, caatinga, mata, floresta, rios, lagos, cânions, cachoeiras, grutas e muito mais. Terra de gente forte, inteligente, que faz esse estado cada vez mais desenvolvido, em cada canto. Esta é a Bahia revelada na série de reportagens produzidas pelo jornalista José Raimundo, que estreia nesta sexta-feira (26), às 21h, no canal do Governo da Bahia no YouTube.

Ative o lembrete e assista: https://bit.ly/3141anB

16. Nesta fase serão três reportagens especiais redescobrindo o Oeste baiano. No primeiro episódio de Caminhos do Oeste, o repórter explora do Cerrado à Caatinga, de povoados às grandes cidades, da tradição às novas tecnologias que os bons ventos da região trazem. Destaque também para a construção da nova Ponte Barra x Xique-Xique, que será entregue nos próximos dias e que vai gerar ainda mais desenvolvimento para todo o estado.

17. A Clínica Sanjuan – especializada em cirurgia plástica e angiologia – recebe a dermatologista Patricia Gutierrez para somar suas experiências ao time a partir de 1° de dezembro. Formada em medicina pela Escola Bahiana de Medicina, Patricia tem duas residências médicas: em clínica médica e em dermatologia. 

18. Também possui o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), é pós-graduada pela instituição de ensino Albert Einstein em Medicina Integrativa e fez Fellow em preenchimento e laser, em Barcelona (Espanha). Através da dermatologia integrativa, prática que oferece um olhar mais humano ao atendimento, estimulando o autocuidado e a autoestima do paciente, o atendimento da médica será focado na área da cosmiatria (dermatologia estética). 

19. Entre os procedimentos realizados, se destaca a aplicação de Botox, preenchimento (MD Codes), Radiesse, Sculptra, Skinbooster, laser de CO², rejuvenescimento e estética íntima (clareamento de virilha/vulva, tratamento de atrofia dos lábios externos e flacidez vulvar), além de diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas e pequenos procedimentos cirúrgicos.

20. OMS declara a B.1.1.529 como 'variante de preocupação' e dá o nome de 'ômicron'.Nova variante do coronavírus foi originalmente descoberta na África do Sul. Ao menos 9 países e/ou territórios já anunciaram restrições a voos de nações africanas.