Política

CRIANÇA NÃO É MÃO DE OBRA CHEGA ÀS RUAS DE SALVADOR COMO ALERTA

A pandemia do coronavirus não foi extinta na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/10/2021 às 19:16
Campanha nas ruas
Foto: SECOM PMS
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 460 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 422 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (20) também registra 6 óbitos. Dos 1.241.122 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.931 já são considerados recuperados, 2.199 encontram-se ativos e 26.992 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.563.787 casos descartados e 242.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta. Na Bahia, 52.215 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.446.513 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82.04% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. “Criança não é mão de obra”. Com esse tema, o Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil em Salvador (Cicomti) realizou uma ação especial, nesta quarta-feira (20), na Pituba. A atividade envolveu distribuição de panfletos, banners e diversas outras formas de sensibilizar a sociedade, no sentido de dar um basta ao trabalho e na exploração infantil cada vez mais evidente na cidade.

5.  O ato contou com parceria do Conselho Tutelar XVII, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Trabalho, Smed, SPMJ, SRT, Rede de Proteção à Criança e Adolescente, Secretaria de Saúde, Lar Fabiano, Clara Amizade, dentre outros.

6, De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalham no Brasil. Deste quantitativo, 1,3 milhão realizam atividades econômicas e 463 mil em ações de autoconsumo. O estudo, ainda, indica que as jornadas de trabalho aumentavam na medida em que a idade se elevava. Na faixa de 16 e 17 anos, 24,2% trabalhavam mais de 40 horas semanais.

7, A técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Sempre, Adriana Vieira, conclamou pela união de todos pela causa, denunciando os casos através do Disque 100. “Se houver a denúncia, a família e a criança não ficarão desamparadas”, garantiu. Ela lembrou que Salvador ocupa o segundo lugar em número de ligações para o serviço na Bahia, atrás apenas de Irecê, conforme levantamento feito este ano pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).

8. Os aficionados por automóveis de luxo poderão conferir a exposição Super Carros, aberta a partir desta quinta-feira, 21 de outubro, no Shopping Barra. Serão quatro dias dedicados ao segmento automobilístico no qual os apreciadores poderão conhecer de perto mais de 50 carros esportivos de luxo e carros antigos que marcaram época. Dentre as marcas estarão presentes Audi, BMW, Maserati, Mercedes-Benz e Porsche. Para que toda a família possa desfrutar do evento, a SUPER CARROS contará também com o espaço infantil de exposição de carros em miniaturas.

9. A mostra segue até o domingo, 24 de outubro, no estacionamento G1 Sul do shopping, com acesso gratuito para crianças até 12 anos e idosos. Os ingressos podem ser adquiridos no local pelo valor de R$ 20,00, com meia-entrada para pessoas de 13 a 17 anos. O evento é uma realização da empresa MD Motors.

10. A Prefeitura de Salvador inaugura, nesta quinta-feira (21), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Matos, no Rio Vermelho. A solenidade de entrega acontece às 11h, na Avenida Oceânica, 4015 (em frente à Praia da Paciência), e contará com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário nacional de Atenção Primária, Raphael Câmara Medeiros Parente, além dos titulares da Saúde de Salvador e da Bahia, Leo Prates e Tereza Paim, respectivamente.

11. Para viabilizar a construção do equipamento e preencher o vazio assistencial de serviços básicos que existia na região, a gestão estadual cedeu a concessão de uso do imóvel à Prefeitura por 50 anos. Além disso, foram investidos R$3,3 milhões, com recursos federais.

12. A nova Unidade Básica terá capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia, através da atuação de equipes multiprofissionais compostas por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, dentista, nutricionista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal. Equipes de saúde também realizarão visitas domiciliares para garantir o acesso da população local aos serviços de atenção primária.

13. No mesmo dia em que a CPI da Covid fez a leitura do relatório que pede seu indiciamento por dez crimes, o presidente Jair Bolsonaro fez um aceno ao Poder Judiciário. O presidente, que no dia 7 de setembro chegou a dizer que não cumpriria as ordens do ministro Alexandre de Moraes, disse nesta quarta-feira que que o Poder Judiciário representa "grande parte da nossa democracia".

14. — É muito bom estar entre amigos e, hoje, uma parcela considerável desses amigos são do Poder Judiciário. Vocês, sim, para nós, representam em grande parte a nossa democracia, a nossa cidadania e a nossa liberdade. O Brasil precisa, sim, de Justiça. Esse nosso Tribunal Rional Federal simboliza mais agilidade. Nós precisamos disso — afirmou.

15. O Prof. Dr. José Vicente, fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares é o convidado da série Democracia em Foco para expor sobre a diversidade no contexto da democracia brasileira, nesta quinta, 21/20, 18h, com acesso gratuito condicionado a inscrições via pnbe@pnbe.org.br. A iniciativa é  uma realização do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, com apoio de FECAP – Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado e CNS – Confederação Nacional de Serviços.

16. O convidado é advogado, doutor em educação, mestre em administração e em direito; fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, fundador presidente da Sociedade Agrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultura, fundador e titular do Movimento Todos pela Educação; fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Virada da Consciência, do Movimento Ar – Vidas Negras Importam e idealiazador do Centro de Estudos e Pesquisas Segurança do Futuro.

17.  Autor da obra "Discursos Afirmativos", que aborda o tema da luta por educação e a conquista de direitos do povo afrodescendente, ele também desenvolve todo o conceito da sua criação em tese de doutorado obtida na Unimep. Conheça aqui:  https://adminprd.observatoriodeeducacao.org.br/api/assets/b8666def-9b52-43fa-ab1b-da58023f48f6/

18. Lula uma entrevista ao portal A Tarde, hoje. Falu as mesmas coisas de sempre.

19. João Leão em Portugal e Rui Costa na Alemanha. Estamos sem noticias deles.

20. O governador em exercício Adolfo Menezes está atuando bem. Mas, de forma absolutamente discreto, como convém a um interino.