Política

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO DO SÁBADO ACONTECERÁ EM TODO ESTADO

A CCR Metrô Bahia informa aos clientes do Sistema Metroviário Salvador e Lauro, que terá funcionamento normal, das 5h à meia noite, durante o feriado do Dia do Comerciário, nesta segunda-feira, dia 18.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/10/2021 às 19:24
Vacinação contra sarampo em toda Bahia
Foto: Maiana Diniz
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 641 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 500 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (15), também registra 7 óbitos. Do total de 1.239.293 de casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.037 já são considerados recuperados, 2.299 encontram-se ativos e 26.957 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.559.099 casos descartados e 241.891 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.382.125 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.54% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Amanhã, dia 16, acontece o dia “D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Multivacinação, oportunidade em que a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de Saúde vão empreender esforços para vacinar contra o sarampo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquema incompleto, considerando a situação epidemiológica da doença no país, além de ofertar as demais vacinas para o controle de doenças imunopreveníveis.

5. A campanha tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal desse público, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está realizando, no período de 1 a 29 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação.

6. A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia que tem como finalidade atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos – 14 anos 11 meses e 29 dias-, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação e mediante a avaliação do cartão ou caderneta de vacinação.

7. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “a erradicação ou mitigação de doenças por meio da vacinação é fruto de um esforço coletivo. É o momento de crianças e adolescentes voltarem aos postos de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal contra diversas doenças, como sarampo, febre amarela e poliomielite”, afirma.

8. A estratégia busca vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda não vacinados ou com esquemas incompletos. É importante que toda a população-alvo compareça às unidades de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

9. Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, tendo em vista que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

10. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, devido ao Dia D da Campanha de Multivacinação, não haverá a vacinação contra Covid-19 em Salvador neste sábado (16). A estratégia será retomada no domingo (17).

11. O SAC altera o funcionamento de postos na próxima segunda-feira (18), Dia do Comerciário. Na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), todos os postos ficam fechados, exceto Cajazeiras e Pituaçu, em Salvador, e Candeias, na RMS. Já no interior do Estado, todos os postos atendem normalmente, exceto Feira I e Feira II, Itabuna e Juazeiro. O SAC Móvel mantém atendimento em Irecê e Ibitiara, mas fecha em Lauro de Freitas. O serviço de vídeo-atendimento do Procon, Planserv e Ceprev não funciona neste dia.

12. Vale lembrar que o atendimento na Rede SAC é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

13. A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

14. A CCR Metrô Bahia informa aos clientes do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas, que terá funcionamento normal, das 5h à meia noite, durante o feriado do Dia do Comerciário, nesta segunda-feira, dia 18. O serviço gratuito do Plantão de Escuta, realizado por voluntários do Centro de Valorização à Vida – CVV, também terá seu horário mantido. Ele acontece das 10h às 16h, na Estação de Metrô Acesso Norte.

15. Em decreto publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial do Município (DOM), a Prefeitura de Lauro de Freitas divulgou os protocolos de segurança sanitária que serão adotados pelas escolas da rede municipal para o retorno das aulas presenciais ainda neste mês de outubro. Para garantir a segurança de alunos, professores e demais colaboradores das unidades de ensino, o retorno se dará de forma gradativa e híbrida.

16. A data de reinício das aulas está programada para dia 25 de outubro e será apresentada por ato normativo próprio da Secretaria Municipal de Educação. As recomendações do protocolo poderão ser atualizadas de acordo com medidas que venham a ser adotadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação e pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual.

17. Os protocolos foram divididos em etapas que abordam desde a saída de casa, a chegada à unidade de ensino e o uso de suas dependências, como banheiros e espaços para prática de esportes. As atividades coletivas que exijam maior proximidade entre alunos e professores, deverão ser suspensas. A íntegra dos protocolos pode ser consultada no site www.laurodefreitas.ba.gov.br, clicando no banner “Decreto novo coronavírus”.

18. Além do uso de máscaras de proteção em todas as dependências das escolas, de álcool em gel 70% e da aferição de temperatura de alunos, professores e colaboradores antes de entrarem nas unidades de ensino, também serão determinados horários e fluxos de entrada e saída para evitar aglomerações. Já foram feitas demarcações no piso para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro, nas salas de aula e em todas as dependências da escola.

19. A higienização, a cada turno, de mesas, cadeiras e piso, também está na relação de protocolos, assim como a proibição do compartilhamento de objetos pessoais, como canetas, celulares, fones de ouvido, lápis, caneta, borracha, entre outros, a regra vale para professores e alunos. Além da manutenção de janelas e portas abertas, para proporcionar uma melhor circulação do ar, os estudantes não poderão levar brinquedos, dando prioridade às atividades com os estudantes ao ar livre.

20. Governador Rui Costa volta à Europa e vai também à Ásia. Vamos aguardar quais serão as conquistas da viagem em termos de investimentos.