Política

PASSAPORTE DA VACINA DIGITAL HOJE VALE MAIS DO QUE CARTEIRA IDENTIDADE

Pacientes efetivos com covid caem para 2.165
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/10/2021 às 20:10
Mais de 13 mil já foram expedidos em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto
    MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 589 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 576 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (14), também registra 10 óbitos. Dos 1.238.652 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.209.537 já são considerados recuperados, 2.165 encontram-se ativos e 26.950 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.557.617 casos descartados e 241.442 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.139 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.374.123 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.47% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Crianças e adolescentes de Lauro de Freitas, menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), poderão atualizar a caderneta durante a força-tarefa de multivacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA) nesta sexta-feira (15) e sábado (16). 

5. No Grande Dia de Vacinação, realizado nesta sexta, os imunizantes estarão disponíveis das 8h às 16h, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), na Unime, Clube de Vilas, Metrô – (Estação Aeroporto) e no Parque Shopping Bahia. O Dia D de Vacinação será no sábado, no mesmo horário, nas USF’s, e também no Clube de Vilas e na Escola Jovina Moreira Rosa, em Buraquinho.  

6. É necessário portar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento oficial com foto e caderneta de vacinação.  

7. Dentre os imunizantes nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). 

8. O aplicativo Passaporte da Vacina, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) completou uma semana do lançamento para iOs (iPhone). Em oito dias, o download foi feito por pouco 4,5 mil soteropolitanos, que já podem carregar seu Cartão de Vacinação em formato digital. Já a versão para Android lançada há um mês já contabiliza mais de 13 mil downloads através do sistema Google Play.

9. O aplicativo foi desenvolvido pelo setor de Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SMS. “O uso desse serviço poderá ser exigido, de forma obrigatória, para acessar eventos, restaurantes e estabelecimentos. Nessa ferramenta é possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra o vírus e comprovar em qual das doses está imunizado”, explicou o coordenador do NTI/SMS, Ariovaldo Júnior.

10. O estudante universitário Bruno Araújo baixou o aplicativo por considerar mais fácil, ao invés de sempre ter que acessar o site, fazer login e pegar as informações. “As informações no aplicativo são mais fáceis de consultar, achei bem simples e prático”.

11. Doses e tipos – No primeiro acesso aparecerá a carteira de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são: Sem registro de doses; Parcialmente vacinado (apenas uma dose); Parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose em atraso); e Totalmente vacinado (para quem completou o esquema vacinal). O passaporte da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante.

12. O app pode ser baixado de graça através da loja da Apple Store para os cidadãos que possuem iPhone e nas lojas da Play Store para quem tem Android. Quem quiser também pode acessar pelo computador através do site www. cvd. saude. salvador. ba. gov. br e emitir um QR Code em PDF ou imprimir sua carteirinha de vacinação.

13. No final da manhã desta quarta-feira (14), equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central, atuando na região do Arenoso, em área marcada pela realização de “paredões”, apreenderam uma carabina calibre .40, um fuzil calibre 5,56, uma espingarda calibre 12, um fuzil calibre 7,62, uma submetralhadora artesanal, carregadores de armas de diversos tipos, balanças de precisão, aproximadamente 2.000 pinos de cocaína e 17,5kg de maconha, 2kg de pasta-base, e uma caderneta com anotações e planejamentos de festas tipo paredão,  entre outros materiais de destinação ilícita.

14. A apreensão foi realizada após as guarnições realizarem patrulhamento tático e incursões na Rua Beira Rio, no Arenoso, quando foram recepcionados a tiros por pelo menos oito suspeitos armados, houve troca de tiros, os acusados fugiram.

15. Em seguida, ainda durante as incursões, os policiais militares encontraram o material apreendido dentro de um imóvel abandonado.

16. É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Yulo Cesare Viana Pereira, hoje, dia 14 de outubro de 2021. Dr. Yulo, foi um dos mais longevos e importantes cardiologista de Salvador e do Hospital Cárdio Pulmonar, onde contribuiu enormemente para o crescimento e a reputação do Serviço de Cardiologia. O Hospital Cárdio Pulmonar e a Rede D'Or se solidarizam com toda a sua família e amigos.

17.  Em testes desde 14 de setembro passado, os ônibus elétricos têm sido aprovados pelos usuários que já tiveram a oportunidade de utilizar o veículo. Um QR Code disponibilizado nos veículos permitiu que os usuários acessassem um questionário, onde puderam deixar as impressões sobre os ônibus, como a facilidade de acesso, ruídos, conforto, aparência, entre outros tópicos.

18. Entre os principais elogios estão o silêncio do motor e o conforto dos ônibus. “Não é barulhento. Sentimos menos impacto nas freadas e paradas nos pontos, parece que tem um bom sistema de amortecimento. Viagem confortável e menos estressante”, diz um dos comentários. Já outro destaca que o veículo apresenta “maior capacidade, motor silencioso, aparentemente mais seguro. Sem contar que é muito mais ecológico, espero que seja implementado com rapidez”, avaliou outro.

19. Os usuários também avaliaram itens como conforto, aparência, limpeza e facilidade no embarque. Em todos, foi apontada uma percepção melhor em relação aos modelos a diesel. Dois modelos foram utilizados nos testes, um com piso alto e outro com piso baixo. “A diferença é que o de piso baixo fica no mesmo nível da calçada, enquanto o de piso alto tem alguns degraus para acessar o veículo”, explica o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller. Desde o início dos testes até o último dia 8, 15.846 usuários foram transportados em ambos os veículos.

20. Apenas um ponto foi levantado pelos usuários como negativo. “Muito lento, passei muito tempo dentro desse ônibus”, contou um deles. “Os usuários podem ter essa impressão, pois o motor não faz barulho quando o motor acelera. Porém, nossos relatórios apontam que, comparados aos ônibus convencionais, que realizaram o mesmo trajeto no mesmo dia e em horários semelhantes, não houve diferenças significativas na velocidade média, com uma variação entre 2 a 3 km/h para mais ou para menos, em ambos os veículos”, afirmou Muller.

21. Os dois ônibus elétricos passaram por diversos testes até a última sexta-feira (8), operando em linhas diferentes a cada semana. No encerramento, os veículos estavam nas linhas 1001 (Aeroporto - Praça da Sé) e 1035 (Aeroporto - Praça da Sé via Garibaldi). “As linhas foram escolhidas de acordo com a especificidade do que se quer averiguar, como trajeto com elevados, trânsito, distância, ou maior carregamento de usuários, por exemplo”, explica Muller.

21. O desejo da Prefeitura é que estes ônibus possam ser utilizados na operação do BRT, com previsão de início a partir do primeiro trimestre de 2022. “A Prefeitura tem buscado viabilizar a utilização destes veículos na operação do BRT como uma solução, para diminuir as emissões de gases poluentes. Se os resultados se mostrarem tão positivos quanto as avaliações dos usuários, certamente poderemos ter estes ônibus na operação do BRT, já a partir do ano que vem”, acrescenta Muller.