Política

CASO ALDEN ABRE A PORTEIRA NA ASSEMBLEIA COM SUSPENSÃO DE 30 DIAS

A partir de agora, todo cuidado será pouco com declarações e postagens de deputados
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/09/2021 às 10:09
Deputado estadual capitão Alden, PSL
Foto: ALBA
     No entedimento de deputados mais experientes e antigos da Assembleia Legislativa, o deputado capitão Alden (PSL), ao ter sua punição - suspensão por 30 dias - referendada mo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, por 49 votos a 3, ontem, abriu a porteira e os parlamentares doravente precisam ter mais cuidado com declarações à imprensa, nas redes sociais e no plenário sobre os mais variados temas. 

  O afastamento temporário de Alden foi indicado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que apreciou representação da bancada de oposição contra o parlamentar após ele acusar, durante uma transmissão na internet - colegas oposicionistas - sem apresentar provas, de receberem, cada um, R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador de forma indevida.

   Esta é a primeira vez que a Assembleia pune um deputado a partir de uma análise do Conselho de Ética. Outros casos já aconteceram na Casa Legislativa, no passado, quando Reinaldo Braga era o presidente da Comissão, mas não foram considerados relevantes à punições. Agora, com o precedente de Alden e abrindo-se a porteira, novos casos poderão surgir, a depender do que digam os deputados.

   Em passado recente, o ex-deputado Targino Machado (DEM) acusou o então secretário da Segurança, Maurício Barbosa, de prováveis ilicitos na compra de computadores e o caso foi parar na Justiça.