Política

BAHIA MANTÉM ATIVOS COM COVID NA CASA DOS 15.579 E 93 ÓBITOS EM 24H

Estudantes do ensino fundamental e médio conquistaram bons índices para Salvador em três importantes competições escolares
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/06/2021 às 20:05
Vacinação segue no dia santo
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.887 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.431 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (2) também registra 93 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.021.367 casos confirmados desde o início da pandemia, 984.348 já são considerados recuperados, 15.597 encontram-se ativos e 21.422 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.285.771 casos descartados e 232.523 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 49.274 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.422, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,72% ocorreram no sexo masculino e 44,28% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,83% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,08%, preta com 15,44%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,09% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,16%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,32%).
                                                 *****
4. Estudantes do ensino fundamental e médio conquistaram bons índices para Salvador em três importantes competições escolares: Concurso Canguru de Matemática, Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB - e Olimpíada Baiana de Química - OBAQ.

5. Representando o Colégio Cândido Portinari nos exames do Concurso Canguru de Matemática, competição anual internacional realizada em mais de 80 países, os alunos Bernardo Almeida e Felipe Magalhães, do 4º e 2º ano do ensino fundamental, respectivamente, garantiram medalha de ouro, honraria máxima do evento escolar. Ao mesmo tempo, seis estudantes foram premiados com as medalhas de prata e outros quatro conquistaram medalhas de bronze. Também foram distribuídas medalhas de honra ao mérito para os discentes que tiveram rendimento acima da média.

6. Já na Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB -, promovida pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - e realizada em todo o país, duas de três equipes enviadas pelo Colégio Portinari se classificaram para a 3ª fase da competição. Restam ainda mais três etapas até a grande final, marcada para ocorrer entre os dias 7 e 12 de junho.

7. Para a Olimpíada Baiana de Química 2021, executada em parceria com Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia – UFBA -, nove  estudantes do ensino médio do Portinari foram classificados para a 2ª fase, ainda com data a ser marcada. Além disso, os alunos Guilherme Dórea, da 3ª série, e Enzo Almeida, da 1ª série, foram os únicos baianos a garantirem participação na Olimpíada Brasileira de Química – OBQ - com data prevista para 9 de outubro. O discente Guilherme Dórea também garantiu, com exclusividade, a participação na Olimpíadas Norte/Nordeste de Química – ONNeQ, agendado para 25 de setembro.

8. Além das três competições, alunos do Colégio Portinari ainda participaram da Olimpíada Brasileira de Biologia - OBB - e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA - com resultados a serem confirmados.  Por conta da pandemia, todos os concursos e olimpíadas são realizados de forma virtual em plataformas exclusivas dos organizadores.

9. Nesta quinta-feira (3.06) a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 será reiniciada em Camaçari após o recebimento de novo lote do imunizante AstraZeneca. Em decorrência da vacina recebida ser a da FioCruz/Oxford, a vacinação em primeira dose de gestantes e puérperas continuará suspensa até a chegada de vacinas CoronaVac ou Pfizer.

10. Conforme anunciado, a vacinação dos profissionais da comunicação começará nesta quinta-feira seguindo a Resolução CIB nº 85/2021 que em artigo 25º determina incluir na vacinação Profissionais de Comunicação atuando em atividades externas, ambientes confinados, tais como redações e estúdios, com 40 anos ou mais.

11. A categoria de profissionais de comunicação, para tomar a vacina deve apresentar documento de identificação, CPF, apresentar comprovação de vínculo empregatício com empresa do ramo de comunicação no município ou registro de MEI ou registro profissional. Importante ressaltar que serão vacinados profissionais que atuam em Camaçari.

12. Todas as pessoas que forem receber a primeira dose precisam apresentar também o Cartão SUS de Camaçari. As pessoas com comorbidades precisam apresentar original e xérox do relatório ou prescrição médica comprovando a comorbidade.

13. Os demais públicos-alvos são: pessoas com 59 anos acima; mulheres que estão amamentando a partir do 2° mês até o 12° mês após parto, e que tenha 18 anos em diante; pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos; pessoas com transtornos do espectro autista, com 18 anos acima; força de segurança e salvamento e forças armadas, com 30 anos acima; 

14. Trabalhadores da limpeza urbana, a partir de 35 anos; trabalhadores da educação, 18 anos acima; pessoas com transtornos mentais moderados e graves, 18 anos acima, pessoas com deficiências que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades de 18 anos acima; pessoas com deficiência sem BPC, de 50 anos em diante; e profissionais da comunicação de 40 anos acima.

15. Em cumprimento aos decretos vigentes na cidade, a CCR Metrô Bahia vai reduzir o horário de funcionamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3), e o próximo domingo, dia 6. Durante esses quatros dias o metrô passa a funcionar até 20h30, com início das operações às 5h.

16. Toda a equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas estará a postos, nesta quinta-feira (03), feriado nacional de Corpus Christi, para acelerar a imunização no município. Nos quatro drives instalados na cidade poderão ser vacinadas pessoas com 57 anos ou mais, nascidas até 31 de dezembro de 1963, e trabalhadores da educação pública (municipal, estadual e federal) e da rede privada municipal que por algum motivo não puderam comparecer nas convocações anteriores.

17. O município recebeu na manhã desta quarta-feira (2), um novo lote com 4.670 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, para aplicação da 1ª dose, e já no período da tarde vacinou o público acima de 58 anos e os trabalhadores da educação.

18. A vacinação nesta quinta vai das 8h às 13h, na Quadra da Escola 2 de Julho, na Itinga, no Ginásio de Esportes do Aracuí, Centro, no Terminal Rodoviário, em Portão, e na Escola Municipal Esfinge, em Areia Branca. Para ser vacinado é preciso levar documentos básicos, como identidade com foto, CPF ou cartão SUS, e comprovante de residência. Trabalhadores da educação da rede privada devem apresentar contracheque atualizado.

19. No feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 03 de junho, o Shopping Piedade funcionará das 10h às 19h, sendo que das 10h às 11h e das 17h às 19h o funcionamento das operações será facultativo. Na sexta-feira e no sábado (04 e 05/06), o horário permanece das 10h às 19h. O Shopping Piedade não funciona aos domingos. 

20. Antigo centro econômico de Salvador, o bairro do Comércio, na região do Centro Histórico da cidade, é o foco de uma estratégia da Prefeitura para reocupação da localidade por meio da habitação, promovendo a atração de novos moradores de diversas faixas de renda. Para incluir a população nesse debate, a consulta pública para a Proposta do Plano de Bairro do Comércio está aberta para recebimento de críticas e sugestões até o próximo dia 9, no site fmlf. salvador. ba. gov. br .

21. Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto tem como principais objetivos renovar o ambiente construído e resgate do valor econômico e de uso das edificações; estimular a moradia e novas funções urbanas; recuperar o patrimônio histórico e cultural; potencializar o uso da infraestrutura instalada e da mobilidade urbana e otimizar o uso dos equipamentos urbanos e do patrimônio já existente.

22. A iniciativa parte da ideia de que a Prefeitura vem investindo bastante no centro da cidade, e que isso pode ser visto tanto nos equipamentos culturais, como nas praças e ruas requalificadas. A região já concentra exemplos como o Centro de Economia Criativa e o polo de tecnologia Hub Salvador. Além disso, integra o leque de ações que começam a ser implementadas pela Prefeitura nas chamadas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) demarcadas no PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), da capital baiana, como Pilar, Unhão.