Política

MAIA VOLTA A ACUSAR NETO DE TRAIDOR; NETO DIZ QUE MAIA BUSCA CULPADOS

Com informações do Valor e Globo.com (A entrevista completa de Maia está no Valor Econômico)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/02/2021 às 14:53
ACM Neto x Rodrigo Maia
Foto: REP
    A vida do deputado Rodrigo Maia (RJ) passa por profundas mudanças. O fim de seu mandato na presidência da Câmara não o fez trocar apenas de lar, a ampla residência oficial por um apartamento funcional como o de outros parlamentares, mas também de partido. A disputa pelo comando da Casa provocou um racha no DEM, sigla da qual ele promete sair para fazer oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

Em sua primeira entrevista exclusiva desde que deixou o cargo, Maia não poupou críticas ao presidente do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto. Disse ter demorado a perceber que fora traído por um amigo de 20 anos, que levou o partido à neutralidade, em vez de fechar apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), o que favoreceu o candidato governista e vencedor da disputa, Arthur Lira (PP-AL). “Mesmo a gente tendo feito o movimento que interessava ao candidato dele no Senado, ele entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto”, desabafou ao Valor.

Para Maia, o movimento conduzido pelo presidente do DEM, de aproximar o partido ao governo Bolsonaro, faz com que a legenda retome sua origem de direita ou extrema-direita e afastará o apresentador Luciano Huck.

Foi um processo muito feio do Neto e do Caiado. Ficar contra é legítimo, falar uma coisa e fazer outra não. Falta caráter, né”

 O deputadoO esquivou-se quando perguntado para qual partido irá e disse que pedirá sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem pressa ou briga. “Estarei num partido que será de oposição ao presidente Bolsonaro”, assegurou. Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

NETO RESPONDE

O ex-prefeito de Salvador e presidente do Democratas, ACM Neto, disse ao blog de mJulia Duailibi nesta segunda-feira (8) que Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, "procura culpados por erros que ele cometeu".

Numa entrevista ao jornal "Valor Econômico" publicada também nesta segunda, Maia afirmou que ACM Neto "entregou nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto", numa referência à movimentação do presidente do DEM em favor da neutralidade da sigla na disputa pela presidência da Câmara.

A neutralidade ajudou a eleger Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para o comando da Casa.

"Ele [Maia] está sendo péssimo perdedor e está saindo menor do que entrou. Deixou o poder subir à cabeça", afirmou ACM Neto. "Na verdade, ele sempre teve um candidato a presidente da Câmara, que era ele mesmo, Rodrigo Maia."
E, embora tenha dito em entrevista ao programa Em Foco com Andréia Sadi, que não descarta um apoio do DEM a Bolsonaro em 2022, Neto negou que a movimentação da legenda signifique, hoje, que o partido vá caminhar para apoiar Bolsonaro em 2022.

"Nem começou a discussão. A nossa posição ainda é de não adesão ao governo e vamos preservar", declarou, apesar de a legenda contar com Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura) no governo.
A bancada do DEM na Câmara chancelou a posição de ACM Neto e criticou Maia. Em nota, afirma que faltou ao ex-presidente da Câmara a maioria para "compor o bloco de centro-esquerda na disputa pela presidência" e que, na entrevista ao Valor, "tenta injustamente terceirizar a responsabilidade pela ruína do bloco, não faz sua autocrítica e nem assume a sua mea culpa".