Política

GOVERNADOR VOLTA A CRITICA EXCESSO DE BUROCRACIA DA ANVISA PARA VACINA

Com informações de A Tarde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/01/2021 às 12:33
Governador Rui Costa
Foto: SECOM
  Segundo o portal A Tarde, o governador Rui Costa (PT) voltou a criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em entrevista ao Jornal da Manhã desta sexta-feira, 22, após o órgão retardar a aprovação da vacina russa Sputnik V contra o Covid-19.

De acordo com a Anvisa, o Instituto Gamaleya, farmacêutica russa responsável pela produção do imunizante, não cumpriu com as etapas necessárias para receber autorização para o uso emergencial. Para o governador, esta postura da empresa, a que chamou de “excessivamente burocrática”, tem colocado a população em risco.

“A burocracia está valendo mais que as vidas humanas. A Sputnik tem, neste momento, 10 milhões de doses disponíveis para serem entregues, além de uma capacidade de produzir 8 milhões de vacinas por mês em território nacional. Temos que usar vários tipos de vacina para ampliar a rapidez da vacinação. Eu aprendi na vida que quem quer fazer arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa. Essa tem sido a prática da Anvisa “, apontou.

Com a entrega programa de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, programada para esta sexta, o governador evitou dar projeções sobre o momento em que os imunizantes chegarão à Bahia. De acordo com o cálculo proporcional aplicado na primeira remessa da Coronavac, 160 mil doses serão disponibilizadas para o estado.

“A logística para chegar aqui depende do ministério. Na primeira entrega teve um atraso de 12 horas. Então não posso fazer essa previsão. O que posso garantir é, assim que a vacina chegue ao estado, em 12 horas ela estará em todos os municípios da Bahia”, avaliou.