segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Política

SOBE NÚMERO DE PACIENTES COM COVID NA BAHIA PARA 8.110 E 25 MORTES

Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana de celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/11/2020 às 19:08
Hemoba e hemocentros do Brasil se unem na semana do Dia Nacional do Doador de Sangue
Foto: SESAB
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.849 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.129 recuperados (+0,6%). Dos 380.294 casos confirmados desde o início da pandemia, 364.146 já são considerados recuperados, 8.110 encontram-se ativos A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,27%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.071,32), Itabuna (6.773,19), Madre de Deus (6.765,28), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.612,69).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 778.762 casos descartados e 93.059 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (19).

  5. Na Bahia, 30.453 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 25 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

   8. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.038, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 56,22% ocorreram no sexo masculino e 43,78% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,58% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,11%, preta com 14,85%, amarela com 0,73%, indígena com 0,10% e não há informação em 11,62% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,81%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,27%). 

                                                                           *****

   9. Estudos realizados pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) apontaram que a Bahia foi o quarto estado da região nordeste em queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com perda de receita de -1,01% até outubro de deste ano. Dos nove estados que compõem a região nordeste, apenas Alagoas e Maranhão apresentaram variação positiva. 

  10. De acordo com Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), na Bahia o ICMS representou 81,5% das receitas tributárias arrecadadas até outubro.

   11. Para Ricardo Alonso Gonzalez, Vice-Diretor de Assuntos Econômicos Financeiros do IAF e responsável pelo estudo, a queda é reflexo das medidas de isolamento social, impostas pelo novo coronavírus. “A COVID-19 continua fazendo estragos na saúde da população e nas finanças dos estados brasileiros. 

  12. As medidas de isolamento social, fechamento de estabelecimentos comerciais, shoppings centers e proibição de eventos, dentre outros, trouxeram como consequência uma diminuição brutal da atividade econômica, que se reflete na arrecadação da principal fonte de receita dos estados brasileiros, o ICMS”, disse.

  13. No agregado da região Nordeste a perda de receita foi de 2,62%. Maranhão alcançou 2,93%, Alagoas 1,21%, Pernambuco -0,34%, Paraíba -0,85%, Piauí -0,88%, enquanto a Bahia perdeu -1,01%, ficando à frente apenas de Sergipe com -2,21%, Ceará com -3,17% e Rio Grande do Norte com -3,32%. Mas apesar dos números, Gonzalez ressalta que ‘o pior já passou’.  

  14. “Se considerarmos que a pandemia teve início em meados do mês de março, com efeitos sentidos a partir do mês de abril, observa-se que o primeiro trimestre do ano de 2020 apresentou números bastante positivos, com incremento nominal de receita em todos os meses. No segundo trimestre os efeitos das medidas de combate à pandemia afetaram severamente a arrecadação do ICMS, consequência da diminuição da atividade econômica. 

  15. O pico da perda de receita foi verificado no mês de maio, com relevantes – 29,74%. A partir do terceiro trimestre, assim como no mês de outubro, os números indicam estar havendo uma recuperação da receita, à medida em que a atividade econômica vai sendo retomada, contudo, no acumulado do ano a perda ainda é de – 1,01%”, explicou.

  16. "Quanto mais o cliente leva, mais ele ganha" é o mote da Grand Week, ação promocional da Grand Cru Salvador, que vai até 30 de novembro, nas lojas da Bahia Marina e do Shopping Barra. Muito mais do que uma Black Friday, a ação traz ícones e best sellers como o Leyda Pinot Noir Reserva 2019, o Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvingnon 2018 e o Zuccardi Q Malbec 2018 com uma oportunidade imperdível.
 
  17. Na compra de 3 rótulos entre os selecionados, o cliente leva 4. Ao escolher 4, ele leva 6. E na compra de 5, ele leva 8 vinhos pra casa. Acompanhe @grandcrusalvador para novidades das lojas da marca em Salvador. Mais informações: (71) 99616-9558.

   18. Ordem de serviço para o início das obras do Prodetur Nacional Bahia na Ilha de Bom Jesus dos Passos foi emitida e os trabalhos para a requalificação do terminal turístico do local já começaram, desde a instalação do canteiro na segunda-feira (16). As estimativas são de que a conclusão ocorra até o final de março de 2021, com investimento de R$ 2,5 milhões.

   19. O projeto se baseia na área do terminal já existente no local. O prédio terá área construída de aproximadamente 115 metros quadrados, com dois sanitários, um receptivo e uma lanchonete/bar, que também funciona como área de estar, com varanda lateral aberta.

   20. A reconstrução inclui a reforma do píer, com recuperação estrutural e do piso, e a substituição do guarda-corpo por uma estrutura em aço inox tubular. A edificação da antiga bilheteria será demolida e substituída por um pequeno terminal, que contará com dois sanitários PCD, bilheteria e lanchonete.

  21. “Essa comenda é para mim motivo de muita felicidade e a expressão maior do reconhecimento profissional”. Assim o jurista e vereador (PSD) Edvaldo Brito reagiu ao saber que fora agraciado com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa pela unanimidade do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia em reunião virtual. 

  22. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai abrir, neste sábado (21), 59 postos de saúde espalhados pela cidade para atender os homens. A mobilização faz parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização com a saúde integral do homem.

  23. Por conta da pandemia da Covid-19, as consultas realizadas no Dia D com clínicos, enfermeiros e dentistas estão sendo agendadas nas unidades previamente para evitar aglomeração. No entanto, os serviços como testagem rápida, atualização da carteira de vacina, distribuição de preservativo, além das orientações gerais sobre cuidados com a saúde serão por demanda aberta, obedecendo os protocolos sanitários para evitar disseminação do vírus.

  24. “Dependendo da necessidade do paciente, também serão feitos encaminhamentos para urologistas e demais especialidades. Para isso, contamos com a parceria de nossa rede contratualizada com hospitais e clínicas para atender a essa população, também com a realização de exames”, explica Ana Carolina Gonçalves, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS.

 25. O que deve mudar para setores de turismo, eventos e esportes com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que começou a vigorar no mês de setembro deste ano. Esse é o tema da mesa redonda virtual que o coordenador de Tecnologia da Informação da Arena Fonte Nova, Vitor Dourado, participa neste sábado (dia 21), às 9h. O debate integra a programação do webinar gratuito sobre a LGPD, promovido pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão e pela Baiana Business School.

   26. Participam ainda da mesa redonda o gerente Administrativo e Financeiro do Esporte Clube Bahia, Danilo Bittencourt; o advogado da FeTUR-Ba, Paulo Vieira; e o controller do Centro de Convenções da Bahia, Rogério Alves. A mediação será do advogado Marcus Seixas. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever pelo site www.lgpdpq.com.br.

   27. O coordenador de TI da Arena explica que, como fornecedora de serviços e que para tanto precisa ter acesso a dados de indivíduos, principalmente com relação à venda de ingressos pela internet, a Arena Fonte Nova também precisou se adequar à LGPD. 

  28. “Aumentando a nossa responsabilidade ao manipular esses dados e obrigando a adequação de processos ao interagir com o público em busca de clareza e consentimento no fornecimento desses dados”, garante Vitor Dourado.