Política

BAHIA LIVRA 329.383 PACIENTES DA COVID, MAS AINDA EXISTEM 7.178 ATIVOS

A pandemia se mantém na casa dos pouco mais de 7 mil casos ainda ativos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/10/2020 às 19:19
Aos sábados e domingos, o Campo Grande segue fechado ao público
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.488 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.370 recuperados (+0,4%). Dos 344.014 casos confirmados desde o início da pandemia, 329.383 já são considerados sem sintomas e 7.178 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,48%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.196,19), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.451,93), Madre de Deus (6.362,30), Apuarema (6.030,01).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 700.434 casos descartados e 83.368 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (24).

  5. Na Bahia, 28.341 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *****
  8. Todas as 10 mil mamografias disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para as mulheres de 40 a 69 anos, residentes em Salvador, até 13 de novembro, já foram agendadas. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, credita o sucesso da iniciativa ao apoio da imprensa na divulgação, bem como a busca ativa das mulheres que realizaram o exame há dois anos, que é o tempo adequado para um novo rastreamento.

  9. O rastreamento do câncer de mama é parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Os agendamentos foram realizados pela internet (saes.saude.ba.gov.br) ou pelo telefone 0800-071-4000, que funcionava de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

  10. “A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, afirma o secretário.

  11. Para as mulheres que ainda pretendem fazer a mamografia e não agendaram o exame nas unidades móveis disponibilizadas pela Sesab, a recomendação é que busquem a secretaria municipal de saúde, que tem o dever de ofertar o serviço em diversas unidades durante o ano inte.
       
  12. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e policiais militares, que compõem a força-tarefa da prefeitura no combate ao coronavírus, interditaram 12 estabelecimentos por descumprirem os protocolos de funcionamento. 

  13. Ao todo, foram sete bares, uma lanchonete, uma pizzaria, uma loja de conveniência, um posto de combustível e uma vila de contêineres. Os estabelecimentos infringiram as regras e foram penalizados por promoverem aglomeração, ultrapassar o horário de funcionamento e a falta do uso de máscara pelos clientes. 

  14. As interdições aconteceram nos bairros da Pituba, Caminho das Árvores, Parque Bela Vista, Rio Vermelho, Barra, Pernambués e Boca do Rio. 

  15. O secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, afirma que a fiscalização continuará de forma ostensiva na cidade. “A força-tarefa está atuando há sete meses para se fazer cumprir os decretos do prefeito. Agimos de forma dura para garantir a segurança de toda a população”. 

  16. Desde o início da retomada, já foram realizadas mais de 44 mil fiscalizações e 324 estabelecimentos foram interditados

  17. Morro de São Paulo vai ficar a apenas 20 minutos de Salvador a partir do dia 18 de dezembro, com o voo comercial da Abaeté Aviação. 

   18. Há mais de 40 anos no mercado de fretamento de aeronaves de pequeno porte na Bahia, a Abaeté ganhou autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos regulares, com venda individualizada de assentos em aviões de até 19 lugares, logo no início do ano, mas com a pandemia, o início das operações foi adiado, explica o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco.

  19. Ele acrescenta que a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) tem trabalhado efetivamente na ampliação da malha área do estado, sobretudo para os destinos turísticos do interior. 

  20. “Salvador é o grande portão de entrada para o turismo da Bahia, mas buscamos a ampliação de fluxo turístico e da conectividade aérea em destinos do interior. Por isso, fiz a articulação institucional junto à Anac, seguindo os trâmites para que mais uma empresa possa levar visitantes a diferentes cidades baianas”, conta.

  21. Tiago Tosto, sócio e diretor de Operações da Abaeté, pontua que o voo sairá de Salvador às 14 horas e as passagens já podem ser adquiridas no site da empresa ( www.voeabaete.com.br).
19. A vereadora afirma que a nova gestão precisa preencher a ausência do município na educação básica e infantil, prioridade prevista na Constituição Federal.

  22. Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues, disse, neste sábado (24), que a educação básica em Salvador precisa ser revista e dialogada com a população para ter qualidade, atendendo as reais necessidades de pais e mães e do número de crianças que necessitam do aprendizado.

  23. Segundo a vereadora, candidata à reeleição, a capital baiana precisa potencializar a construção do desenvolvimento das crianças, não só dentro da sala de aula, mas fora dela, apoiando pais e mães – principalmente às mulheres que são maioria na cidade e chefiam suas famílias. Na Câmara de Salvador, Marta apresentou projeto de lei 81/18 para criar o Acolhimento Noturno para Crianças em Creches Municipais.