Política

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID 19 NA BAHIA VOLTA A SUBIR: 6.972

Coronavirus: 21 óbitos aconteceram nas últimas 24h de diversas datas segundo a Sesab
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2020 às 18:52
Maquete do Hospital Ortopédico
Foto: SESAB
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.799 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.497 curados (+0,5%). Dos 334.697 casos confirmados desde o início da pandemia, 320.437 já são considerados curados e 6.972 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,89%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.797,81), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.324,83), Madre de Deus (6.305,41), Apuarema (5.729,88).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 679.115 casos descartados e 78.545 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (17).

  5. Na Bahia, 27.770 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                             *****
  5. O governador Rui Costa assinou, nesta sexta-feira (16), decreto de desapropriação da área da antiga BR-Distribuidora, no Stiep, em Salvador, para construção de um novo hospital exclusivo para área de Ortopedia. Em anúncio feito nas suas redes sociais, Rui informou que o Hospital Ortopédico da Bahia contará com 200 leitos, 12 salas de cirurgia, sendo duas ambulatoriais, 20 leitos de UTI adulto e dez leitos de UTI pediátrico. A expectativa é inaugurar o hospital, que deverá ser o maior centro de sua especialidade do país, até o final de 2021.

  6. O decreto de desapropriação será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (17). O governador informou que o Hospital Ortopédico da Bahia também vai atuar nas áreas de pesquisa e ensino, para formação de novos profissionais. A nova unidade vai substituir o antigo Hospital Manoel Victorino, com uma estrutura muito mais moderna em estrutura física e equipamentos.

  7. Pelo segundo ano seguido o Brasil não terá horário de verão, instrumento usado de 2008 a 2018 com objetivo de economizar o consumo de energia em 10 estados que registram maior luminosidade entre outubro e fevereiro.

  8. Por decreto em abril do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro encerrou o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia (MME) apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.

  9. "Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios", explicou o MME em nota na época.

  10. Há quase um ano Salvador, passou a contar uma iniciativa pioneira para ampliação dos atendimentos na rede municipal de saúde e qualificação de médicos recém-formados. Trata-se do Programa Integrado de Residências em Saúde (PIRS), que atualmente conta com 83 profissionais residentes atuando em unidades básicas, de pronto-atendimento e emergência hospitalar. 

   11. No dia a dia o PIRS tem sido uma via de mão dupla, contribuindo não apenas para a especialização de médicos na capital baiana, mas também assegurando a permanência destes profissionais na rede municipal.

  12. O médico Matheus Oliveira, 31 anos, que nunca havia atuado no sistema público de saúde, conta o quanto a experiência de fazer residência na Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário, tem sido enriquecedora. 

  13. “Participar de um programa de residência como esse me traz um olhar mais amplo em relação aos cuidados com os pacientes, de gestão de unidade e entendimento de como funciona a rede pública saúde em questões macro. Graças à iniciativa, me sinto mais capacitado para atuar na atenção primária”, revela.

  14. O Governo da Bahia autorizou, nesta sexta-feira (16), a construção de Complexos Educacionais Poliesportivos em Alagoinhas e Serrinha, com investimento conjunto superior a R$ 5 milhões. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que esteve em visita aos dois municípios. Com o equipamento, os estudantes e as comunidades terão à disposição um amplo espaço para a prática da educação esportiva. Ainda está prevista a autorização do início das obras em Itapetinga.

  15. O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância do espaço para o fortalecimento da educação e prática esportiva nos municípios. “Os Complexos Educacionais Poliesportivos serão importantes para a educação esportiva dos estudantes. Mas, além disso, serão um espaço do município onde irá contemplar a realização de campeonatos e torneios e, até mesmo, eventos culturais e de entretenimento. É um equipamento para crianças, jovens e adultos, para o qual a nossa expectativa é do uso qualificado, em parceria com entidades e associações da juventude e comunidade”, afirmou.   

  16. Para o diretor do Núcleo Territorial de Educação de Alagoinhas (NTE 18), Jean Fabio Lima, este investimento mostra o compromisso do Governo do Estado com a Educação. “É fundamental este trabalho de valorização de políticas públicas para a juventude e percebemos que, mesmo neste momento pandêmico, há uma preocupação fortíssima com a educação, a cultura e o lazer nas regiões da Bahia”.

  17. Para comemorar o mês das crianças e manter as atividades com os alunos neste período de pandemia, a Escola Municipal Novo Horizonte, em Sussuarana, vai realizar uma gincana virtual durante toda a próxima semana (dias 19 a 23). 

  18. “Além de comemorar o dia das crianças, nossa ideia é levar uma dinâmica para movimentá-los dentro de casa e mostrar que a escola continua presente na vida delas, mesmo à distância”, destaca a diretora da instituição, Marluce Belmontes.

   19. As tarefas serão divididas em duas atividades diárias, uma individual e uma familiar, valendo 10 pontos cada uma. Feitas virtualmente, as avaliações serão cobradas dentro das possibilidades de cada aluno. Sendo assim, há provas mais simples, utilizando objetos de casa e que podem envolver toda a família.

   20. No total, serão dez exercícios totalizando 100 pontos. Para ganhar a competição, as crianças terão que cumprir e entregar as provas pontualmente. Os ganhadores vão receber saquinhos de guloseimas, uma premiação simbólica para incentivar os pequenos. “Já fizemos algumas atividades virtuais antes e notamos que as crianças têm acompanhado e gostado bastante”, complementa Marluce.  
21.