Política

BRASIL ATINGE A MARCA DE 140.000 MORTOS PELO CORONAVIRUS; BAHIA 6.500

A partir de segunda-feira, 28, o transporte intermunicipal por ônibus será reaberto em todo estado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/09/2020 às 19:32
Praia, em Salvador, com poucos banhistas nesta sexta
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou nesta sexta-feira (25) que o Brasil registrou mais 729 mortes por causa da covid-19 no período de 24 horas. Com isso, o total de óbitos chega a 140.537 desde o início da pandemia.

  2. A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3%, enquanto a mortalidade - quantidade de óbitos por 100 mil habitantes - atingiu 66,9. Por sua vez, a incidência dos casos do novo coronavírus Sars-CoV-2 por 100 mil habitantes é de 2.231,6.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.810 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.899 curados (+0,7%). Dos 303.058 casos confirmados desde o início da pandemia, 289.385 já são considerados curados e 7.170 encontram-se ativos . A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,36%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.498,17), Almadina (6.350,66), Madre de Deus (5.916,65), Itabuna (5.882,10), São José da Vitória (5.108,71).

   6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 600.739 casos descartados e 74.412 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (26).

  7. Na Bahia, 25.628 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 48 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                 *****

  9. O transporte coletivo intermunicipal vai ser retomado em todas as cidades baianas a partir da próxima segunda-feira, 28. Com a liberação em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste, que será publicada na edição de sábado, 26, do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.

  10. Os outros 303 municípios, tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado desde o dia 14 deste mês. O anuncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), durante agenda em Porto Seguro na manhã desta sexta-feira, 25.

  11. Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governador salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias.

  12. Ainda segue necessário o uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras providências.

  13. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia – ABIH-BA apoia a decisão da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJ-BA) e da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI/TJ-BA), pelo Provimento Conjunto Nº CGJ/CCI-16/2020-GSEC, que estabelece novas regras de prestação de serviço dos cartórios para registro de imóveis do Estado. 

  14. A partir de agora os pagamentos só serão recebidos após a efetiva prestação do serviço, e não mais antecipadamente. De acordo com o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, é de responsabilidade do Poder Judiciário baiano decidir pelo melhor método e prezar pela eficiência dos serviços notariais e de registro. 

  15. “Essas mudanças trarão diversos benefícios, principalmente para os empresários do setor terciário, corretores de imóveis e demais usuários do serviços, evitando o recolhimento de taxas desnecessárias, além reduzir o número de pedidos de restituição”.

  16. A 8ª edição do Seminário Anual do Programa de Pós Graduação em Administração da UNIFACS, que acontece no próximo dia 30 de setembro, contará com o especialista em Tecnologias Digitais e Educação, Dr. Antonio Moreira, da Universidade Aberta de Portugal e parceiro da Unifacs na RCA - Rede Colaborativa de Aprendizagem, em uma palestra sobre a “Transformação Digital no Ensino Superior em Tempos de Pandemia”. 

   17. Além do professor Dr. Antônio Moreira, o evento contará também com mestres e professores do Mestrado em Administração da Universidade, que compartilharão pesquisas desenvolvidas no tema. 

  18. De acordo com a professora Maria Elisa Pessina, uma das coordenadoras do evento, a escolha do tema está diretamente relacionada ao contexto atual da pandemia. “A motivação para buscar este tema foi o momento em que vivemos, cujo isolamento social nos obrigou a conviver mais com as tecnologias digitais, seja no âmbito da comunicação corporativa, como no âmbito do ensino.”  

  19. O Seminário será realizado através da plataforma Colaborate/ Blackboard, com acesso gratuito e aberto ao público. Para mais informações e inscrições os interessados podem acessar o linkhttps://sempadunifacs.wixsite.com/oseminario8.O ingresso ao evento virtual se dará mediante inscrição.

  20. Na próxima segunda-feira, 28, às 20h, o vereador Téo Senna (PSDB) realizará mais um “Bate Bola com Téo”, live em sua página no Instagram (@teo.senna). Abrindo a série “As amizades que o Esporte me proporcionou”, o vereador receberá o empresário, engenheiro e desportista Mário César, mais conhecido por Dj Maroca da Barra: “Mário é um grande amigo e parceiro de baba. Juntos, vamos contar muitas boas histórias sobre essa nossa parceria de longas datas, além de vários assuntos da atualidade com a participação do público”.  

  21. O Museu Eugênio Teixeira Leal reaberto ao público, no último dia 23 de setembro, disponibiliza diversão e lazer, aprendizado com entretenimento através de diversas ações educativas e culturais, presenciais e totalmente gratuitas.

   22. Para tanto, o também conhecido como Museu do Dinheiro e Museu da Moeda, adotou os protocolos estabelecidos pelos Ministério da Saúde, Conselho Internacional de Museus e Instituto Brasileiro de Museus quanto aos procedimentos básicos contra o Covid-19, para receber seus visitantes com segurança. Desta forma, os ambientes expositivos, Biblioteca e Cineteatro estão com acessos limitados.

   23. Uma programação especial comemorará o Dia da Criança, a se realizar no dia 13 de outubro, a partir das 14h, através do Moral da História, com exibição do filme “UP Altas Aventuras”. Este, para o público infanto-juvenil, para 35 pessoas, de faixa etária entre 6 e 12 anos.

   24. Em comemoração ao Dia do Professor será realizado o Cineclube do Eugênio no dia 15 de outubro, a partir das 15h, o filme “Como as Estrelas no Céu”, que retrata a importância do professor e o quanto uma metodologia de ensino pode ser estimuladora e agradável para o aprendizado e transformação dos seus alunos.

   25. As pautas do Cineteatro Góes Calmon estão abertas para eventos e parcerias com limite máximo de 35 participantes, até o final da pandemia do coronavirus.