ter?a-feira, 07 de abril de 2020
Política

DATAFOLHA MOSTRA QUE BOLSONARO MANTÉM BOA AVALIAÇÃO COM SEUS ELEITORES

56% dão ótimo e bom para desempenho do presidente e o coronavirus
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/03/2020 às 22:09
Bolsonaro
Foto:
 A pesquisa DataFolha sobre o desempenho do presidente Jair Bolsonaro e o coronavirus revela que 56% das pessoas que votaram nele apoiam a sua atuação contra 14% de ruim/péssimo e 26% de regular. Já sobre a atuação do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, a aprovação atinge 64% (bom/ótimo) contra 10% (ruim/péssimo) e 25% de regular.

 Em relação a atuação dos governadores o ótimo/bom atinge 57% e o ruim/péssimo 15% com 26% de regular. No geral, Bolsonaro teve desempenho ótimo/bom 35% e ruim/péssimo 33% com 26% de regular. E Mandetta 55% de ótimo/bom contra 12% de ruim/péssimo.

 Os números revelam que a atuação de Bolsonaro mesmo com tantas trapalhadas não é tão ruim como alguns blogueiros da esquerda tentam insinuar, não chega a ser catastrófica como se diz, lembrando que Mandetta pertence ao governo. É preciso saber se a população acha que Mandetta é um ET ou um integrante do governo. Para alguns segmentos da midia, Mandetta não teria nada a ver com Bolsonaro. Mas, óbvio que tem. Integra o mesmo governo.

 A relação com os governadores é diferenciada. Aí sim, pode-se dizer que os governadores agiram de forma mais acertada do que o presidente o qual, demorou de entender essa relação, se distanciou dos gestores estaduais, tenta recuperar o tempo perdido com reuniões on-line, mas, perdeu o "time" e os governadores aceitam ajudas do governo federal, mas, não querem sua companhia.

. Bolsonaro fez por merecer. Ainda dá tempo de recuperar algum prestígio junto à população, mas, isso depende do seu comportamento diante da pandemia. Se agir de maneira errática como vinha fazendo afunda em popularidade e se conseguir manter o equilíbrio pode reconquistar a simpatia da população.