segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Política

Avaliação positiva do governo Bolsonaro chega a 34,5%, mostra pesquisa

Em agosto do ano passado, o desempenho pessoal do presidente era avaliado positivamente por 41% dos eleitores
Da Redação , Salvador | 23/01/2020 às 11:10
Pesquisa feita por encomenda da Federação Nacional de Transporte
Foto: DIV
Pouco mais de um ano após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomar posse, 34,5% dos brasileiros avaliam positivamente a atual administração e 31% negativamente. É o que mostra pesquisa realizada em janeiro pelo Instituto MDA a pedido da Confederação Nacional do Transporte.

O resultado mostra uma melhora nos indicadores do governo em relação à última pesquisa divulgada pelo instituto. Em agosto do ano passado, o governo Bolsonaro era visto como positivo por 29,4% dos eleitores e como negativo por outros 39,5%. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro, com 2.002 pessoas, em 137 municípios.


O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que, se outro levantamento tivesse sido feito nos mesmos parâmetros, essa seria a probabilidade de o resultado estar dentro do limite da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Já em relação ao desempenho pessoal do presidente, a aprovação saltou de 41% em agosto para atuais 47,8%, enquanto a desaprovação caiu de 53,7% para 47% no mesmo período.

Combate à corrupção, economia e segurança foram citados pelos entrevistados como as áreas de melhor desempenho do governo em seu primeiro ano. Por outro lado, saúde, educação e meio ambiente aparecem como áreas de pior desempenho da atual administração.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem votariam para as eleições presidenciais de 2020. No cenário espontâneo, em que não são apresentados nomes de candidatos aos eleitores, Bolsonaro lidera, com 29,1% das menções. Na segunda posição, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 17%.