Política

PELEGRINO É O MAIS COMPETITIVO NOME DO PT A PREFEITO DE SALVADOR (TF)

Veja a trajetória politica de Nelson Pelegrino e as perspectivas para uma eleição a prefeito de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/12/2019 às 17:43
Nelson Pelegrino, deputado coerente e filiado ao PT desde 1980
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Vou abrir este comentário fazendo uma pergunta e eu mesmo respondendo: - O deputado licenciado Nelson Pelegrino, atual secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, é o melhor candidato do PT a prefeito de Salvador, em 2020? 

   2. Resposta: - No quadro que se apresenta dentro do PT, sem dúvida, é o mais competitivo.

   3. Digo isso com base no histórico politico de Pelegrino, de 4 derrotas que amealhou tentanto ser prefeito da capital, em momentos diferentes da política, o que o tornou mais conhecido do eleitorado e se manteve, apesar dessas derrotas, como deputado federal dos mais votados em Salvador.

   4. A primeira derrota de Pelegrino aconteceu em 1996 contra Antonio Imbassay, o qual venceu a eleição no primeiro turno. Ora, nessa época, Lidice da Mata estava deixando a PMS (1993/1996) com a gestão mal avaliada. A população sempre achou que a trajetória de Lidice é muito parecida com a de Pelegrino, ambos de esquerda. Daí que optou por um candidato da direita, apoiado por ACM, Paulo Souto governador, que prometia retirar a cidade do caos. Venceu no primeiro turno e tirou. Pelegrino foi bem votado.

   5. Na segundo eleição, em 2000, Pelegrino enfrentou um Imbassahy candidato à reeleição, bem avaliado pela população e com ACM mantendo o governo com Cesar Borges e já na condição de senador. Em 1996, estava na Eletrobras. Imbassahy venceu, mais uma vez, no primeiro turno. Diria que foi mais fácil até do que a eleição de 1996. Imbassahy tinha lançado o metrô, em obras, e Pelegrino e o PT conrários a um projeto modernizante para a cidade.

   6. Veio a eleição de 2004 com Lula eleito presidente (2002) e um quadro diferenciado na politica nacional. Seria uma boa chance para Pelegrino, mas, surgiu o imponderável, com João Henrique e a defesa da classe média contra os "chupa-cabras". Pegou de tal jeito JH advogado defensor dos pobres e oprimidos que se elegeu prefeito. Imbassahy estava bem avaliado, mas, não trabalhou um nome para sucedê-lo. ACM lançou César Borges e este sequer tinha disposição de ir as baixadas.

   7. A influência de Lula nesta eleição foi zero uma vez que não deu a mínima a Salvador, sequer apoiando o metrô, o que só aconteceu a partir de João Henrique. 
 
   8. Ainda assim, por uma pequena diferença de votos, na casa dos 20% cada um deles (Borges e Pelegrino), o segundo turno deu-se entre JH x Borges. Pensou-se, no âmbito do DEM, Borges renunciar e abrir a vaga para Pelegrino. ACM brecou. Na final, Lidice e Pelegrino apoiaram JH e foi uma sopa no mel. JH, que teve 43% dos votos no primeiro turno, elegeu-se com mais de 70% dos votos. Borges ficou estacionado nos pouco mais de 20% do primeiro turno.

   9. JH fez um governo mal avaliado. Seria, então, a nova chance de Pelegrino a eleição de 2008, Wagner eleito governador da Bahia, em 2006? Parecia ser. O PT, no entanto, lançou Walter Pinheiro com Lidice da Mata na vice. JH parecia perdido. Lego engano. Geddel ministro de Lula arranjou muitas obras para Salvador, cobriu-se a Av Centenário, etc, JH avançou e foi para o segundo turno contra ACM Neto. Que sorte de JH. O PT não teve outro caminho senão apoiá-lo. 

   10. Em 2012, JH extremamente desgastado, gestão confusa, volta Pelegrino candidato a prefeito com Olivia Santana na vice.  Excelente oportunidade. Governo do Estado e governo federal com o PT. ACM Neto, que havia perdido o pleito de 2008 crescera politicamente; Pelegrino que havia apoiado JH e um secretário de Saúde onde aconteceu um crime de morte na Secretaria, se desgastou. Foi pro segundo turno com Neto e perdeu mais uma.  Nessa época, o PT tentou colar Neto em JH/Geddel.

   11. Neto, bem avaliado, partiu para a eleição de 2016 como favorito. Pelegrino recuou. Fez certo. O PT - já com Rui Costa no governo - sequer lançou um (a) candidato (a) a prefeito e apoiou Alice Portugal, candidata do PCdoB. Diz que, nem Rui queria Alice e sim Olivia Santana. Foi a eleição (reeleição) mais fácil de Neto. Pelegrino, em 2015, foi ser secretário da Justiça. E, já tinhja sido secretário de Turismo, em 2009.

   12. Estamos pois às vésperas de 2020 e de novas eleições, agora a sucessão de Neto. Veja que, em 23 anos, o PT esqueceu completamente de renovar seu quadro político na capital. A turma envelheceu. Pelegrino ainda é o melhor mas tem mais de 20 anos de mandatos parlamentares. Na ALBA, Maria Del Carmen e Marcelino Galo estão na estrada política há anos. Na CMS, Suica e Moisés, idem, com discursos ainda muito sindicalistas. Vilma Reis e Juca Ferreira não representam o novo. 

   13. Sobraria, como viés de novo, o deputado Robinson Almeida, ex-secretário de Comunicação do governo Wagner, que recorreu ao interior para eleger-se deputado estadual. Sua densidade eleitoral na capital é baixa.

   14. Na base governista de ACM Neto este soube enxergar esse fenômeno e está fazendo com Bruno Reis, o mesmo que Wagner fez com Rui para elegê-lo governador. E tem palno B no gatilho, Leo Prates, outro jovem. No plano C, Claudio Tino, outro jovem. No Plano D, Thiago Correia, outro jovem. 

   15. Enxerga PT! Enxerga PCdoB! Enxerga PSB! Pode até não ganhar, mas, tá no caminho certo.

   16. Daí que, respeitamos muito Nelson Pelegrino, deputado que já foi lider do governo Lula, correto, dedicado ao PT (3 vezes secretário de estado) e entendemos que ele é melhor nome do PT, ainda para 2020. Missão dificil, mais uma vez. Fora de "Pelé" - como nós jornalistas tratamos ele em nossas conversas - só um "outsider".
                                                                  ******