quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Política

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE TITULO DE CIDADÃO DE SALVADOR

Em seu discurso de saudação, Isnard Araújo apresentou o perfil biográfico do vice-presidente Hamilton Mourão
Da Redação , Salvador | 13/11/2019 às 12:52
Vice-presidente com os vereadores Isnard Araújo e Geraldo Jr
Foto: CMS
O vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão, já pode dizer com orgulho que, além de ser porto-alegrense, é também cidadão soteropolitano. A honraria da Câmara Municipal de Salvador foi entregue em sessão solene das mais concorridas, no final da tarde desta segunda-feira (11), no Plenário Cosme de Farias. Autor da resolução que possibilitou a homenagem, o vereador Isnard Araújo (PHS) trabalhou com o vice-presidente no Rio de Janeiro e em seu discurso destacou os feitos do general em prol do Brasil tendo como referência a sua biografia. O presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), dirigiu os trabalhos.

O vereador Isnard Araújo conheceu o homenageado em 1986, quando era cabo do Exército, no Rio de Janeiro, na 1ª Região Militar Marechal Hermes, quando atuava como técnico de comunicações de Bateria. Na época, Hamilton Mourão era o capitão dessa unidade militar.

Em seu discurso de saudação, Isnard Araújo apresentou o perfil biográfico do vice-presidente Hamilton Mourão, desde o seu nascimento em Porto Alegre/RS, em 15 de agosto de 1953. Também lembrou do ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 1972, e da missão de paz em Angola.

Disse ainda que o novo cidadão soteropolitano “foi adido militar na Venezuela, comandante Militar do Sul, secretário de Economia e Finanças do Exército e presidente do Clube Militar”. Em fevereiro de 2018, Mourão deixou a ativa e filiou-se ao PRTB. Em agosto do mesmo ano foi escolhido por Jair Bolsonaro para ser seu vice nas eleições. Vencido o pleito, tomou posse em 1º de janeiro deste ano.

 “Uma pessoa que faz por toda a pátria e por Brasília merece o Título de Cidadão de Salvador e também a cidadania de outros municípios brasileiros. A nossa cidade se sente honrada”, justificou Isnard Araújo o motivo de a Câmara outorgar a honraria, uma das mais importantes da Casa.

“Orgulho”

Ao saudar o homenageado, o presidente Geraldo Júnior frisou que o vice-presidente Hamilton Mourão “é orgulho para todos nós, que amamos o nosso país e o queremos mais justo, democrático e com sua pujança ocupando lugar que merece no cenário mundial, por sua história de vida dedicada ao Brasil ao longo de 46 anos de relevantes serviços prestados à nação e inestimáveis serviços prestados como oficial do nosso Exército Brasileiro”.

O presidente Geraldo Júnior fez questão de destacar as muitas honrarias recebidas pelo homenageado ao longo de uma vida dedicada ao Exército Brasileiro e ao Brasil. Assim como fez o colega Isnard Araújo, frisou que o Título de Cidadão concedido pela Câmara faz justiça à brilhante carreira militar e por servir à pátria.  
 
Após receber o Título de Cidadão de Salvador das mãos do vereador Isnard Araújo, o general Hamilton Mourão reconheceu que “estar aqui neste sítio histórico, onde começamos a nos entender como nação, toca muito na alma”.
Ainda em seu pronunciamento, disse que receber a honraria “é um sentimento diferente pelo significado histórico de Salvador na construção de nossa raça e Salvador é o grande retrato do Brasil brasileiro, moreno, seja por sua história, suas ladeiras e fortificações”. Encerrou frisando que “hoje carrego comigo uma das mais belas homenagens que ganhei em minha vida”.
 
Mesa de trabalho
 
Além dos citados, também participaram da mesa de trabalho o general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o vice-almirante André Luiz Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval; o general de Divisão Marcos André Silva Alvim, comandante da 6ª Região Militar; o desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o coronel-aviador Ivan Lucas Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; e a deputada estadual Talita Oliveira (PSL), representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. 

Por conta da grandeza da solenidade, uma mesa de trabalho ampliada foi composta com autoridades militares, civis e maçônica.
Durante a sessão solene, o cantor Daniel Vieira interpretou a canção “É preciso saber viver”, no momento da entrega do Título de Cidadão de Salvador. A Banda de Música da 6ª Região Militar executou o Hino Nacional.