Política

Combate ao racismo foi tema de audiência na ALBA pelo Novembro Negro

Audiência Pública aconteceu na terça-feira, 5
CF , Salvador | 06/11/2019 às 08:58
Audiência presidida pela deputada Fátima Nunes (PT)
Foto: DIV
A audiência pública promovida pela Comissão Especial da Promoção da Igualdade, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizada no auditório jornalista Jorge Calmon, na última terça-feira (5), deu início às atividades do Novembro Negro na Casa. Com o tema “Todas as leis contra o racismo”, o público presente debateu sobre a campanha do Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): “Racismo Mata. Racismo é crime. Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas”.

Para a presidente da Comissão, a deputada estadual Fátima Nunes, o debate que reuniu a sociedade civil, representantes do governo estadual e judiciário, foi extremamente importante para reforçar a luta de homens e mulheres que marcaram na história.

 “Temos muitos nomes que protestaram diante de tantas injustiças. Zumbi dos Palmares e Dandara foram duas pessoas que deixaram um grande legado para nós. Permaneceremos no combate ao racismo, pois somos seres humanos e queremos vida digna para todos, independente de cor, raça ou etnia. O respeito deve sempre prevalecer acima de qualquer situação”, enfatizou a parlamentar.

A secretária da Sepromi, Fabya Reis, que no evento representou o governador Rui Costa, enfatizou a temática da campanha, destacando que o combate ao racismo não acontecerá apenas no mês de novembro. “Estenderemos nossas ações durante todo o ano, com novas peças, buscando sempre debater a temática, com novas ações e propostas. É preciso deixar claro para a sociedade que o racismo mata, o racismo fere, o racismo adoece as pessoas. Este ano, a Lei Caó, que define crimes de preconceito de raça ou cor, completa 30 anos. Permaneceremos juntos no diálogo, no combate ao racismo, à intolerância, para que a igualdade prevaleça”, declarou.

Marcaram presença no evento o desembargador Lidivaldo Brito (Tribunal de Justiça da Bahia); o defensor público Lucas da Ressurreição (Defensoria Pública da Bahia); o coordenador Nacional de Entidades Negras (Conen), Cristiano Lima; a diretora presidente da Bahiater, Célia Watanabe; os deputados estaduais Robinson Almeida, Jurailton Santos, Fabíola Mansur, Maria del Carmen e Neusa Cadore; o ex-deputado e superintendente de Assuntos Parlamentar da Alba, Bira Corôa; o superintendente de prevenção à violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Lázaro Monteiro; Taata Emetério (Terreiro Tumba Junsara); Taata Evilásio Bouças (presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra – CMCN); a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Nadilene Nascimento; os ex-prefeitos Netinho Gama (Caldeirão Grande), Percídio dos Santos (Itanagra); Nilton de Almeida (Posse de Conscientização e Expressão de Lauro de Freitas - PCE). Cláudia Góes (secretaria de Educação), Elizabeth Rocha (chefe de gabinete deputado federal Valmir Assunção), Glória Santos (coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Candeias), Jorge Eumawilyê; Martiniano Costa (PT). A atração musical ficou por conta dos artistas Matilde Charles, Adson Santana, Emerson Barata, Arthur Farias, Ueslei Cruz, Irlan Cruz, Renata Gomes (dançarina do Malê). Vale ressaltar também os agradecimentos aos presidentes do Malê deBalê, Cláudio de Araújo,e bloco Ilê Aiyê, Antonio Carlos dos Santos Vovô.