Política

Comissão de Direitos Humanos da ALBA fará visita municípios baianos

Os municípios visitados serão Coronel João Sá e Pedro Alexandre
Imprensa Dep. Neusa Cadore , Salvador | 17/09/2019 às 17:03
Deputada Neusa Cadore
Foto: divulgação
Parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) visitarão nos dias 19 e 20 de setembro os municípios de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, atingidos há dois meses pelo rompimento da barragem do Quati. Também participarão integrantes da Defensoria Pública da Bahia, da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e do Ministério Público Estadual, além de representantes de órgãos estaduais.
De acordo com a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alba, deputada Neusa Cadore (PT), a ida dos parlamentares foi solicitada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e aprovada por unanimidade. Segundo ela o objetivo é acompanhar a situação das vítimas e famílias que foram afetadas pelo rompimento da barragem. “Vamos dialogar com a população, com as autoridades locais e conversar sobre as providências, além de discutir medidas para garantir os direitos da população afetada”, informou.
Na sexta-feira (19) a Comissão estará no município de Pedro Alexandre, iniciando os trabalhos com uma visita, às 14h, à barragem do Quati (distante 18 km da sede). Em seguida, a comitiva segue para as áreas atingidas na sede do município. Às 19h, participam de uma reunião com o poder público e a sociedade civil na Câmara de Vereadores. Já na sexta-feira (20), o grupo visitará, às 8h, os abrigos no município de Coronel João Sá. Depois reúnem-se com o poder público e a população no Auditório Frutuoso Carvalho.
“A ida da Comissão é importante para monitorar os trabalhos que o Estado tem feito de reparação dos atingidos, identificar lacunas que permanecem e não foram resolvidas e ver como acelerar a garantia dos direitos dessas famílias, além de constatar possíveis violações dos direitos humanos que podem estar ocorrendo”, avalia Moisés Borges, integrante da coordenação nacional do MAB.