Política

RUI TEM APOIO DE DEPUTADOS PETISTAS PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE

Um petista, em off, comentou que o governador foi apressado e pisou na bola
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/09/2019 às 16:51
Deputada Fátima Nunes, PT, em voto no candidato do PT
Foto: BJÁ
   A maioria dos deputados na Assembleia Legislativa é favorável a candidatura do governador Rui Costa (PT) a presidente da República, entre os petistas, ressalvando-se que a prioridade número 1 é o ex-presidente Lula da Silva, em suas opiniões preso injustamente. Para o líder do governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, trata-se de um político bem avaliado, governador de um estado importante como a Bahia e nordestino.

   "Acho bom e importante para a Bahia e para o Brasil. Houve reações, mas, considero que são atos discriminatórios contra o Nordeste, típicos de preconceitos", avaliou Rosemberg. 

    Para o parlamentar petista, houve um momento na política nacional (2018) em que muitos acreditavam que Ciro era uma alternativa, daí que interpretaram como uma observação de apoio a Ciro manifestada por Rui como se fosse uma coisa ampla, uma traição ao PT.

   "Ora: foi Rui que coordenou a campanha de Ciro no Nordeste. Foi o governador da Bahia que promoveu a primeira manifestção de apoio à candidatura Fernando Haddad no Brasil e foi Rui que deu a maior vitória a Haddad no Norreste", comenta Rosemberg.

   Para a deputada Fátima Nunes (PT) nada mais justo do que o governador Rui Costa ser o candidato do PT a presidente do Brasil. "Eu sou PT e apoio qualquer candidato (a) do PT e, em sendo Rui, melhor ainda que é da Bahia e é do Nordeste". 

    Entende Fátima Nunes que a prioridade é Lula e que somente a caminhada, o percorrer da jornada, dirá se Rui será ou não o candidato".

   Na opinião de Targino Machado, líder da Oposição, o governador da Bahia foi picado pela 'mosca azul'. "Entendo que só pode ser a vaidade que o levou a tal declaração, a não ser que queira se agastar", disse o parlamentar ao BJÁ.

   Um deputado petista que falou ao BJÁ em off diz que o governador 'pisou na bola' pois ele sabe as prioridades do PT e não deverira tentar sair na frente e dar uma declaração dessas como falou a VEJA.

   A deputada Olivia Santana (PCdoB) achou ótima a entrevista de Rui e diz que a "renovação de idéias é importante para o país" e citou também Flávio Dino, governador do Maranhão e do seu partido posto à disposição do Brasil para resolver "a crise em que vivemos, na atualidade".